Por que os Estados Unidos detonaram uma bomba nuclear no espaço

Os resultados do teste Starfish Prime, de 1962, servem como um aviso do que pode acontecer se o campo magnético da Terra for atingido novamente com altas quantidades de radiação.

Ingestão de plástico já foi registrada em mais de 1,5 mil espécies animais

Adaptados ao longo de milênios para reconhecer alimentos rapidamente, os animais não identificam os itens plásticos. Pela semelhança com a comida – sacolas e águas-vivas no mar, por exemplo –, acabam os ingerindo. Isso é a armadilha evolutiva.

Tratado global para controlar poluição por plástico ganha força

Até mesmo os produtores de plástico têm interesse em normas globais que resolveriam as inconsistências entre os países sobre resíduos do material.
2:03

Jubarte presa em rede de pesca sai 'acenando' depois de ser solta em Ilhabela

Presença de baleias no canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, é cada vez mais comum – assim como o encontro de animais marinhos com lixo plástico.

Tubarões se orientam pelo campo magnético da Terra, confirma estudo inédito

Cientistas já suspeitavam os peixes podem navegar sentindo o campo magnético, mas ninguém sabia como – até agora.

A vida segue em Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear do mundo

Embora tenha havido evacuações em massa após a catástrofe radioativa, Chernobyl nunca ficou totalmente desabitada.

Filhos de sobreviventes de Chernobyl não apresentam excesso de mutações genéticas

O maior e mais avançado estudo desse tipo não apenas atualiza os resultados anteriores, como também apresenta novos detalhes sobre como a chuva radioativa do desastre causou determinados tipos de câncer.

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

O equipamento de proteção individual é feito de plástico não reciclável. Atualmente, as máscaras são encontradas em todos os cantos da Terra, inclusive nos oceanos. A solução não é complicada: jogá-las fora.

Amazônia pode estar agravando mudanças climáticas, indica estudo inédito

A primeira análise extensa de todos os gases de efeito estufa que afetam a atividade natural na Amazônia — não apenas do CO2 — revela um sistema à beira do colapso.
3:21

Ex-morador revisita zona de exclusão de Fukushima

Terremotos seguidos de tsunamis destruíram boa parte da costa leste do Japão em 2011. No distrito de Futaba, a maioria das casas ficou intacta, mas 150 mil pessoas foram desalojadas devido aos altos níveis de radiação.

Onda de terremotos sacode Islândia e pode indicar intensa atividade vulcânica em breve

Milhares de terremotos no sudoeste da Islândia podem sinalizar o início de um novo período de atividades geológicas intensas que pode durar 100 anos.

O acidente de Chernóbil pode ocorrer de novo em outro lugar?

A resposta é não, mas reatores como os usados na usina da União Soviética que explodiu em 1986, chamados RMBK, ainda estão operando.

Monte Everest está quase um metro mais alto, segundo China e Nepal

Com base em pesquisas paralelas conduzidas pelos dois países, a nova altitude foi aceita para uso pela National Geographic Society.

Veja como funciona a ecolocalização – o sonar inerente da natureza

Desde baleias-brancas, morcegos e até humanos, diversos animais emitem sons que rebatem em objetos e auxiliam em seu deslocamento e na caça.

Zebras com manchas e listras incomuns podem ser um alerta sombrio sobre o futuro da espécie

Animais com padrões de pelagem anormais podem ser consanguíneos, uma “evidência dramática” dos prejuízos causados a animais silvestres pela fragmentação de habitats, segundo novo estudo.

Extremamente rara, onça-parda com leucismo destaca excentricidade da espécie

“É possível que eu nunca mais veja outra onça-parda com leucismo em minha vida”, diz cientista sobre  jovem felino avistado na Mata Atlântica.

Sinal de rádio misterioso é registrado pela primeira vez na Via Láctea

Três novos estudos rastrearam a explosão até uma estranha “estrela magnética” — e estão ajudando a resolver um grande quebra-cabeça astronômico.

Estados Unidos geram mais lixo plástico que qualquer outro país, aponta estudo

Pequeno grupo de países asiáticos foi amplamente culpabilizado pela crise da poluição plástica, porém novos estudos mostram a contribuição dos EUA.

Audição apurada é a principal característica das aranhas-cara-de-ogro — mesmo sem orelhas

Esses aracnídeos de olhos gigantes conseguem ouvir uma série de sons surpreendentemente diversa por meio de órgãos em suas pernas, uma habilidade não observada em outras aranhas.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados