Animais

Leopardo brinca com os ossos da própria presa

Vídeo raro mostra grande felino abrindo sua vítima, um javali-africano, e examinando seu interior com a mandíbula. Segunda-feira, 25 Junho

Por Elaina Zachos

Como humanos, aprendemos a não brincar com nossa comida. Mas, diferentemente de nós, grandes felinos não têm essa restrição.

Mês passado, um guarda da Londolozi Game Reserve no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, filmou um vídeo incomum de um leopardo brincando com sua comida. Enquanto o leopardo macho do vídeo devora seu javali-africano, ele separa a mandíbula ensanguentada da presa e a usa para mexer na carne.

Em um post de blog, o guia fotográfico James Tyrell escreve que o leopardo parece estar usando a mandíbula como uma ferramenta de baixa tecnologia para soltar, cortar ou abrir a carcaça. Depois de falar com o resto dos guias da reserva e com a equipe de rastreamento, Tyrell notou que ninguém na reserva já tinha visto um comportamento como esse antes.

“Acho que ninguém sugeriria que [o leopardo está] prestes a competir com um chimpanzé no departamento de solução de problemas”, escreve Tyrell, “mas um comportamento como esse é realmente impressionante.”

Um leopardo habilidoso?

O comportamento parece incomum, mas outros não estão convencidos de que o leopardo esteja exibindo uso de ferramentas. Luke Hunter, chefe de conservação na organização global de conservação de felinos Panthera, diz que nunca viu um leopardo analisar a carne com um osso.

“Sem dúvida é incomum, mas... não há um verdadeiro propósito para a ‘ferramenta’”, diz Hunter, notando que o leopardo já havia aberto a carcaça antes de mexer nela com a mandíbula. “Não há problema para ser resolvido aqui.”

Outros animais já demonstraram uso de ferramentas, mas não foi visto em grandes felinos. Alguns macacos do novo mundo batem nas nozes com pedras para abri-las, e primatas usam gravetos para mexer com insetos ou pedras no chão. Muitos tipos de pássaros usam insetos e frutas para “pescar com isca”, onde eles colocam o objeto para boiar na água e capturam os peixes que são atraídos por ele.

Hunter diz que o leopardo do vídeo está provavelmente animado com sua refeição, e parece ter tirado a mandíbula e estava mexendo com ela de uma maneira lúdica. Em outras palavras, ele estava brincando com sua comida.

“Acho que há um aspecto de brincadeira aqui”, diz Hunter.

Além de leopardos, guepardos e leões já foram vistos brincando com objetos inanimados. Eles são animais curiosos e brincalhões, Hunter diz que filhotes da mesma ninhada às vezes pegam gravetos – ou até esterco de elefante – e correm um atrás do outro, como um jogo de pega-pega felino. Alguns grandes felinos também brincam com seus irmãos pegando os rabos um do outro.

Como outros felinos, leopardos também já foram vistos brincando com presas vivas antes de matá-las. Especialistas dizem que gatos domésticos cansam os pequenos roedores, como ratos, para praticar a caça e se protegerem de ferimentos. É uma técnica de sobrevivência, não uso de ferramentas.

Continuar a Ler