Por que estas girafas são completamente brancas?

Avistados no Quênia, a mãe e o filhote sofrem de uma condição que não é albinismo.

Publicado 26 de out. de 2017, 21:36 BRST
Girafas brancas raríssimas

Com pescoço comprido e corpo brilhante, é difícil uma girafa branca passar batido – ainda mais se forem duas.

Uma fêmea e um filhote, ambos alvos, foram avistados pela primeira vez por guardas florestais do Programa de Conservação Hirola em uma reserva no Quênia. As visualizações do vídeo que publicaram no YouTube dispararam nos últimos dias. Não chega a ser uma surpresa, visto que os bichos, além de fascinantes, são raríssimos.

Enquanto muitos são rápidos em categorizar as girafas como albinas, o mais provável, no entanto, é que elas sofrem de uma condição conhecida como leucismo. A doença impede que células da pele produzam pigmentos, mas permite que outros órgãos, como olhos, sejam escuros. O albinismo, uma condição congênita, prejudica a capacidade do corpo e de todos os órgãos de fabricar qualquer pigmento. Normalmente, animais albinos possuem olhos cor-de-rosa.

Raríssimo alce branco é avistado na Suécia
As imagens do animal, que não é albino, foram feitas por um político local

Mesmo com a pele sem pigmentos, girafas e outros animais com leucismo não costumam sofrer nenhuma desvantagem genética ou patológica, mas a cor pode atrair atenção indesejada.

Mais da metade das girafas não passam dos seis meses de idade, de acordo com a Fundação Conservação da Girafa. Elas são alvos de predadores, principalmente hienas e leões.

Nos comentários do vídeo do Programa de Conservação Hirota, os usuários estavam preocupados. Eles alertaram que as imagens dos animais e do lugar onde estavam poderiam atrair caçadores.

Depois do nascimento da girafa branca em um refúgio, o Parque Nacional Tarangire tomou providências para protegê-la da caça furtiva. O programa Hirola não anunciou medidas de segurança.

Girafas não são os únicos animais a ganhar manchetes por causa da rara pelagem branca. No começo deste mês, um alce branco também foi visto, dessa vez na Suécia.

Continuar a Ler

explorar vídeos

Vídeos1:05

Elefantes correm risco ao não reconhecer fronteiras

Você também pode se interessar

Meio Ambiente
Projeto de pesquisa de 40 anos guarda a história recente da Amazônia
Animais
Comunidades quenianas podem coexistir com a seca e a vida selvagem?
Animais
Em busca das preguiças-de-coleira na Mata Atlântica nordestina
Meio Ambiente
Conheça a guardiã do único atol do Atlântico Sul
Animais
Namíbia está capturando elefantes selvagens para venda internacional

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2023 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados