Veja protótipo de espaçonave da SpaceX decolar e explodir durante o pouso
Em 9 de dezembro de 2020, o protótipo Serial Number 8 (SN8) decolou no Texas e explodiu pouco tempo tempo depois, ao aterrisar. Mesmo assim, o experimento foi considerado um enorme sucesso.
Com 50 metros de altura e 110 toneladas, o foguete batizado de Serial Number 8 subiu aos céus da praia de Boca Chica, no Texas, em dezembro passado. O protótipo atingiu uma altitude de 12 mil metros – mais do que alcançam os voos comerciais domésticos – antes de desligar os motores e virar para a posição horizontal. Para pousar, o foguete acionou novamente dois de seus motores e voltou a posição inicial. Quando tocou o solo, porém, explodiu lançando uma enorme bola de fogo aos ares.
Mesmo assim, projetistas consideraram a façanha um sucesso. Desde antes do lançamento, o CEO da SpaceX, Elon Musk, já dizia que o protótipo provavelmente não iria sobreviver. Nesses casos, o sucesso não é medido pela sobrevivência, mas pela quantidade de dados que pode obter. Quanto mais longo o voo e quanto mais manobras for possível fazer, melhor.
O teste faz parte do desenvolvimento de um novo foguete chamado Starship, que pretende carregar 100 toneladas e até 100 pessoas para o espaço, podendo pousar em qualquer lugar da Terra, da Lua ou de Marte. A Nasa já incluiu o Starship entre os três veículos que está considerando para levar astronautas à Lua.
No começo do ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a lançar pessoas ao espaço. Dois astronautas foram transportados para a Estação Espacial Internacional.