Esta tecnologia pode transformar a vida na cidade

Ao usar o lidar, que mostra cada rachadura da rua, você ajuda o planejamento urbano a melhorar a qualidade de vida.

Por Daniel Stone
Publicado 6 de set. de 2018, 16:29 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Imagem do lidar de Dublin, na Irlanda. Esta tecnologia captura a topografia de uma distância muito ...
Imagem do lidar de Dublin, na Irlanda. Esta tecnologia captura a topografia de uma distância muito menor e fornece dados precisos no espaço e no tempo.
Foto de Lidar Image colorized By Brittney O’neill And Debra Laefer, Cloudcompare, European Research Council

IMAGENS DE SATÉLITE NOS PERMITEM ver a Terra de cima. Mas uma tecnologia mais próxima da Terra pode nos garantir uma visão ainda mais detalhada.

Uma "detecção e localização por laser" aéreas, em inglês, light detection and ranging, também conhecida como lidar (rima com eye-dar), funciona enviando pulsos de laser de um avião, helicóptero ou drone. Em seguida, o dispositivo recebe de volta informações sobre as superfícies que estão abaixo.

No passado, a resolução máxima para o lidar era de cerca de 33 metros quadrados. Mas uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York aumentou a resolução para cerca de 234 metros quadrados, resultando em uma visão de cima, especialmente em áreas urbanas, muito mais detalhada do que nunca antes e mostrando de verdade as rachaduras, os meios-fios e as fachadas dos edifícios.

O que há de errado com as imagens tradicionais do espaço ou com os modelos em miniatura? O lidar apresenta não apenas uma imagem, mas uma representação geométrica de alta resolução de uma cidade em movimento. Ligeiras inclinações no pavimento revelam como as águas de enchentes se movimentarão e as bolsas de partículas podem identificar a poluição do ar.

"Digamos que você trabalhe na área de saúde pública e saiba que há uma alta concentração de asma em um bairro", explica Debra Laefer, professora de informática urbana da UNY. “Você poderia começar a consultar as rotas onde os caminhões andam com mais lentidão”, diz. Aonde essa poluição está indo? Podemos mudar a vegetação no telhado, o fluxo de água, quais rodovias os caminhões utilizam?

Versões do Google Earth (como essa de Dublin) utilizam imagens de grande altitude para criar uma aproximação das superfícies que estão abaixo. O lidar é ainda mais preciso.
Foto de Scripps Institution Of Oceanography, Noaa, U.S. Navy, Nga, Gebco

A coleta de dados por meios aéreos não é barata. Contudo, um escâner lidar pode ser acoplado às aeronaves que voam para outros fins, tais como os helicópteros da polícia ou de paramédicos. A equipe iniciou o escaneamento no centro da cidade de Dublin. Voos futuros são possíveis para mais cidades, já que liberam os dados aos urbanistas, aos empresários e a qualquer pessoa que possa servir à comunidade.

Como o lidar pode ser útil

Integridade dos edifícios: A construção de túneis abaixo das cidades para linhas de metrô ou redes de esgoto pode causar danos aos edifícios subjacentes. A avaliação das fachadas dos edifícios durante a escavação pode ajudar a identificar partes vulneráveis de propriedades históricas.

Planejamento urbano: Onde haverá sombra? Haverá muito vento em uma rua para que os pedestres possam andar? Onde é possível que ocorra uma enchente? Os desenvolvedores podem se beneficiar de uma geometria detalhada da forma como uma cidade vive e respira.

Acesso às pessoas com mobilidade reduzida: Um meio-fio mais alto ou um simples degrau na entrada de um restaurante pode impedir o acesso de pessoas com mobilidade limitada. Os dados coletados podem ajudar a informar em novos desenvolvimentos ou serem utilizados em um aplicativo de celular que sugere a melhor rota.

Poda de árvores: Um mapa abrangente das árvores da cidade pode identificar quais delas estão mais propensas a interferir nas linhas da rede elétrica e quais devem ser podadas antes de tempestades que podem derrubá-las em cima de casas ou carros.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados