Reduzindo o impacto das mudanças climáticas sobre os agricultores de café

O novo seguro para lavoura da Nespresso ajuda pequenos produtores de café colombianos a lidar com um clima cada vez mais imprevisível.

Por Karen Carmichael
As encostas tropicais e férteis de Caldas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como parte ...

As encostas tropicais e férteis de Caldas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como parte da Paisagem Cultural do Café da Colômbia, que inclui seis paisagens agrícolas andinas e busca preservar a tradição centenária de cultivar café em pequenos trechos de terra na alta floresta.

Foto de Rena Effendi

Os impactos das mudanças climáticas atingiram profundamente as pequenas fazendas da Colômbia. Para as famílias produtoras que cultivam café na altitude da província andina de Caldas, em plenas colinas envoltas em névoa, condições climáticas cada vez mais instáveis e extremas, tais como excesso de chuvas e secas mais frequentes, estão ameaçando um estilo de vida que já dura gerações. A seca pode danificar o desenvolvimento dos grãos dentro dos frutos em amadurecimento, o que resulta em grãos pequenos e retorcidos, ou ainda mal formados. Por outro lado, a chuva em excesso durante a delicada fase de floração do café pode danificar as flores e impedir o desenvolvimento dos frutos. Se não houver flor, também não haverá fruto de café.

"Os eventos climáticos adversos afetam a qualidade e a quantidade do café produzido", afirma Edilma Garzón Gutierrez, produtora de café em Caldas. "Às vezes temos que procurar outra fonte de renda, pois o que ganhamos com o café não é suficiente."

Para ajudar Edilma e outros pequenos proprietários rurais de Caldas a proteger sua fonte de renda, a Nespresso, em parceria com a Blue Marble Microinsurance, lançou em 2018 um seguro piloto que oferece cobertura personalizada para perdas agrícolas relacionadas a eventos climáticos extremos. Alguns agricultores já começaram a receber indenizações por meio desse seguro em 2019.

"O projeto de seguro para lavoura é excelente", conta Edilma. "Quando a gente colhe menos café, ou quando o café tem qualidade baixa por causa do mau tempo, o seguro nos ajuda a enfrentar as dificuldades."

Edilma está entre os dois mil agricultores membros das cooperativas de Aguadas e Norte de Caldas que se inscreveram no plano piloto de seguro para lavoura, administrado pela companhia de seguros colombiana Seguros Bolivar e apoiado pelo Programa AAA Nespresso de Qualidade Sustentável™. Lançado em 2003, o programa AAA constrói relações diretas com os agricultores locais para aprimorar a qualidade do café de maneira sustentável e duradoura.
 

Pequenos produtores de café pontuam as encostas dos Andes na província de Caldas, Colômbia, a oeste de Bogotá. As tradições familiares rurais e cafeeiras estão sob ameaça aqui devido às mudanças climáticas que afetam o desenvolvimento dos grãos, mas o seguro Nespresso para lavoura oferece cobertura para perdas agrícolas e ajuda a proteger a fonte de renda dos produtores.

Foto de Rena Effendi

O seguro Nespresso-Blue Marble oferece cobertura baseada num índice climático chamado CaféSeguro. O índice utiliza tecnologia de satélite para ativar automaticamente os pagamentos aos agricultores participantes caso seja detectado um período de seca ou de chuva em excesso.

"Um único evento de chuva ou seca em excesso pode colocar em risco muitos anos de trabalho", afirma a agrônoma Sandra Rodriguez, do programa AAA Nespresso. "Agora, quando há uma alteração climática, o produtor de café pode ir diretamente ao banco para receber uma compensação pelas perdas ocasionadas por esse incidente".

"Ter um seguro que proteja nossos membros dos efeitos devastadores das mudanças climáticas é fundamental para as cooperativas", afirma Cesar Julio Díaz, líder das cooperativas de Aguadas e Norte de Caldas. Ambas ajudam a Nespresso a identificar agricultores que possam requerer o benefício do seguro. "Isso permite que os produtores de café tenham acesso a recursos econômicos na forma de indenizações que os ajudarão a restabelecer suas plantações, tornando-as produtivas e capazes de dar continuidade à sua atividade agrícola."

O inovador seguro para lavoura é mais um mecanismo por meio do qual a Nespresso está ajudando Mario Davila, produtor de café de Caldas, a resguardar o bem mais precioso de família, e a herança dos filhos. Graças ao programa AAA Nespresso, Don Mario pôde expandir a lavoura de café que ele vai deixar para os filhos. "O café me deu tudo o que tenho", conta ele.

Saiba mais

Continuar a Ler