Animais

A beleza e a exuberância das aves brasileiras em 10 imagens incríveis

Desde o mitológico carcará, ao controverso urubu, o fotógrafo Ricardo Martins viajou o Brasil para capturar um pouco da diversidade de aves do país. Quarta-feira, 8 Novembro

Por Redação National Geographic
Fotos de Ricardo Martins

João-de-Barro, arara, seriema, pica-pau e colibri. Andorinha, harpia, perdiz, jacupemba e bem-te-vi. Garrincha, maçarico, gavião, urubu e ananaí: se há algo que o Brasil tem de sobra são espécies de aves. Desde os gigantes jaburus aos pequenos beija-flores, nosso país exibe uma diversidade exuberante de animais dessa classe.

Dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) apontam que o Brasil registra – até junho de 2015, data do último relatório – 1 919 espécies e 2 042 subespécies de ave.

Mas, apesar de abundantes, elas certamente não são os bichos mais fáceis de se fotografar. Quase sempre ariscas e ágeis, os fotógrafos precisam ter atenção e paciência se pretendem capturar imagens emotivas e expressivas.

Foi exatamente o que o fotógrafo de natureza Ricardo Martins fez no livro Aves do Brasil. Ele comenta que “o trabalho é único, pois reúne o que eu tenho de mais expressivo em anos de atividade em expedições a vários lugares do Brasil”.

A galeria de imagens acima apresenta algumas das aves retratadas no cerrado, no Pantanal, na Mata Atlântica e na Amazônia. Confira.   

Siga o trabalho de Ricardo Martins no Instagram e no Facebook.

Continuar a Ler