Conseguimos ver o fim da pandemia no Brasil, ou é uma miragem?

Restando 81% do público-alvo para vacinar com duas doses ou dose única, imunidade coletiva vai ser atingida apenas em 2022 se ritmo atual da vacinação se mantiver. Especialistas ouvidos pela reportagem indicam a saída para a pandemia.
6:21

Eu não sabia que ia ser militar

Sérvulo Borges, ex-militar e atual liderança quilombola, conta como uma equipe formada majoritariamente por pessoas negras removeu compulsoriamente, entre 1986 e 1989, 312 famílias quilombolas que viviam à beira mar em Alcântara, no Maranhão.

Ampliação de base espacial da ditadura ameaça repetir despejo de quilombolas

O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi construído na década de 1980 sobre o maior território quilombola do Brasil, removendo compulsoriamente 312 famílias. Agora, ampliação planejada pelo governo Bolsonaro quer deslocar mais comunidades.

Do Caribe ao Xingu – Amapá guarda vestígios do processo de ocupação da Amazônia

Escavações na região da foz do Amazonas revelam populações milenares que desenvolveram arte, monumentos megalíticos semelhantes ao Stonehenge e avançadas tecnologias cerâmicas e agrícolas.

Como interpretar o passado a partir de objetos arqueológicos

Arqueólogo discorre sobre as técnicas e processos utilizados para compreender como viviam os antigos habitantes da Amazônia.

História da ocupação do Baixo Amazonas prova que humanos e floresta podem conviver

Estudos arqueológicos na região de Monte Alegre, no noroeste do Pará, provam que a relação milenar entre humanos e floresta permitiu o florescimento de grandes populações com alta cultura e desenvolvimento tecnológico.

Esvaziada pela pandemia, 'Meca' da umbanda pede ajuda para não fechar

O Santuário Nacional da Umbanda, um patrimônio cultural imaterial e parque ecológico na cidade de Santo André, em São Paulo, fechou as portas completamente por sete meses. Agora reaberto, ainda espera pela volta dos fiéis.

Perereca-pixinguinha: pesquisadores unem ciência e arte ao batizar anfíbio

Espécie ocorre somente no Espírito Santo e foi batizada em homenagem ao músico que "transformava notas de choro, o ritmo, em lágrimas de alegria”. 
2:03

Jubarte presa em rede de pesca sai 'acenando' depois de ser solta em Ilhabela

Presença de baleias no canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, é cada vez mais comum – assim como o encontro de animais marinhos com lixo plástico.

Registros de armas de fogo pelos CACs explodem no Brasil – mas quem são eles?

Colecionadores, atiradores e caçadores são a categoria que mais tem se beneficiado com os decretos presidenciais que facilitam acesso a pistolas, fuzis e espingardas.

Nova rodovia promovida por Bolsonaro ameaça região mais biodiversa da Amazônia

Especialistas temem que, caso construída, projeto de estrada que corta o Parque Nacional da Serra do Divisor e liga o extremo noroeste do Brasil com o Peru estimularia a mineração, o desmatamento e o narcotráfico.

A floresta amazônica contribuiu para a ‘pequena era do gelo’ do século 17?

Cientistas encontraram novas evidências ao examinarem uma teoria de que a regeneração da Amazônia após a colonização europeia afetou o clima global.

Novos mundos na cozinha: um ensaio da mudança nos hábitos alimentares durante a pandemia

Este projeto documental da fotógrafa Gabriela Portilho, integrante do grupo de mulheres fotógrafas RUDA COLECTIVA, recebeu apoio do Fundo de Emergência Covid-19 para Jornalistas da National Geographic Society.

Sapinho que brilha secretamente no escuro descoberto na Mata Atlântica

O anfíbio do tamanho de uma unha do polegar perdeu 93% de sua cobertura florestal.

1,7 milhão de tartarugas são consumidas por ano no Amazonas. É possível um manejo sustentável?

Estudo estima que diversas espécies de tartarugas de água doce e jabutis selvagens são consumidos em centros urbanos no estado do Amazonas. Interesse pela carne e ovos de quelônios estimula o tráfico e pode colocar espécies em risco.

Cientistas tentam superar o ‘vale da morte’ das vacinas no Brasil

Vacinas candidatas contra a covid-19, Butanvac, do Instituto Butantan, e Versamune, da Farmacore e da USP, devem avançar para os estudos clínicos neste semestre.

Antigo alvo de tiros de canhão, Alcatrazes é laboratório vivo de estudos evolutivos

Isolados do continente há cerca de 20 mil anos, animais terrestres do arquipélago localizado a 35 km do litoral paulista guardam segredos sobre o processo de evolução.

Trabalho essencial – a Salvador que não parou na pandemia

Pescadores, feirantes, encanadores, ambulantes, seguranças, motoristas – série de retratos homenageia os moradores da capital baiana que não tiveram escolha e seguiram ativos durante toda a crise sanitária.

Jalapão se adapta aos novos tempos para manter turismo na pandemia

Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, tenta seguir com a atividade turística aquecida sem incentivar a disseminação da covid-19. Mas será possível?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados