Novos mundos na cozinha: um ensaio da mudança nos hábitos alimentares durante a pandemia

Este projeto documental da fotógrafa Gabriela Portilho, integrante do grupo de mulheres fotógrafas RUDA COLECTIVA, recebeu apoio do Fundo de Emergência Covid-19 para Jornalistas da National Geographic Society.

Sapinho que brilha secretamente no escuro descoberto na Mata Atlântica

O anfíbio do tamanho de uma unha do polegar perdeu 93% de sua cobertura florestal.

Cientistas tentam superar o ‘vale da morte’ das vacinas no Brasil

Vacinas candidatas contra a covid-19, Butanvac, do Instituto Butantan, e Versamune, da Farmacore e da USP, devem avançar para os estudos clínicos neste semestre.

Antigo alvo de tiros de canhão, Alcatrazes é laboratório vivo de estudos evolutivos

Isolados do continente há cerca de 20 mil anos, animais terrestres do arquipélago localizado a 35 km do litoral paulista guardam segredos sobre o processo de evolução.

Trabalho essencial – a Salvador que não parou na pandemia

Pescadores, feirantes, encanadores, ambulantes, seguranças, motoristas – série de retratos homenageia os moradores da capital baiana que não tiveram escolha e seguiram ativos durante toda a crise sanitária.

Jalapão se adapta aos novos tempos para manter turismo na pandemia

Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, tenta seguir com a atividade turística aquecida sem incentivar a disseminação da covid-19. Mas será possível?

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Combatendo a hiperdoença – como uma aldeia do Xingu passou ilesa pela pandemia

Agora vacinados, os kuikuro não tiveram mortes por covid-19. O esforço de guerra foi registrado pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro.

Por dentro da capital do garimpo ilegal de ouro da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Galeria de fotos: Por dentro da capital do garimpo de ouro ilegal da Amazônia

Brasileiros se entregam à religião para aplacar angústia em meio à pandemia

Cenário de caos na saúde e crise econômica leva homens e mulheres a se apegarem à fé para seguir em frente. Formas de conectar-se à espiritualidade se transformaram durante a pandemia de covid-19.

Posso Explicar, com Miá Mello, no National Geographic

Confira o primeiro talk show sobre ciência e tecnologia da tevê brasileira. Estreia 24 de março.

No Pantanal, cientistas colhem sêmen de onças para salvar populações isoladas

Material biológico colhido em campo já é usado para melhorar 'populações reservas' de onças em cativeiro. No futuro, um banco de sêmen e tecidos poderá servir para fecundar fêmeas na natureza, clonar indivíduos ou 'ressuscitar' espécies extintas.

Acostumadas ao isolamento, mulheres trans enfrentam outros desafios na pandemia

Fotógrafa acompanhou o cotidiano de um grupo de mulheres em busca de refúgio nos únicos dois abrigos para travestis e transexuais de São Paulo.

Contar mortos e alimentar sobreviventes: o trabalho no Pantanal após o fogo

Reportagem acompanhou cientistas que tentam estimar o tamanho da tragédia para a fauna e guarda-parques que dispõe alimentos para animais famintos.

Um paraíso no Brasil que (talvez) você ainda não conheça

Parque estadual repleto de biodiversidade na maior região de savana da América do Sul ostenta nascentes, dunas de areia e cachoeiras impressionantes.

Extremamente rara, onça-parda com leucismo destaca excentricidade da espécie

“É possível que eu nunca mais veja outra onça-parda com leucismo em minha vida”, diz cientista sobre  jovem felino avistado na Mata Atlântica.

Emissões de gases estufa aumentam no Brasil – atividades rurais lideram

Relatório anual do Observatório do Clima indica aumento de 9,6% em 2019, em relação a 2018. Mudanças no uso da terra e agropecuária correspondem a 72% dos gases de efeito estufa emitidos no país.

Um mês depois do fogo, araras-azuis dão sinais de vida no Pantanal

Pesquisadores temem que o trabalho de mais de 30 anos para salvar a espécie da extinção vá por água abaixo depois da temporada de queimadas que consumiu quase 30% do Pantanal. Mas primeiros indícios mostram resiliência das aves.