Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Combatendo a hiperdoença – como uma aldeia do Xingu passou ilesa pela pandemia

Agora vacinados, os kuikuro não tiveram mortes por covid-19. O esforço de guerra foi registrado pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro.

Por dentro da capital do garimpo ilegal de ouro da Amazônia

Reportagem visitou garimpos e 'currutelas' em Jacareacanga, município no Pará onde estima-se que 80 kg de ouro sejam extraídos por semana, a maior parte em terras indígenas e unidades de conservação.

Galeria de fotos: Por dentro da capital do garimpo de ouro ilegal da Amazônia

Brasileiros se entregam à religião para aplacar angústia em meio à pandemia

Cenário de caos na saúde e crise econômica leva homens e mulheres a se apegarem à fé para seguir em frente. Formas de conectar-se à espiritualidade se transformaram durante a pandemia de covid-19.

Posso Explicar, com Miá Mello, no National Geographic

Confira o primeiro talk show sobre ciência e tecnologia da tevê brasileira. Estreia 24 de março.

No Pantanal, cientistas colhem sêmen de onças para salvar populações isoladas

Material biológico colhido em campo já é usado para melhorar 'populações reservas' de onças em cativeiro. No futuro, um banco de sêmen e tecidos poderá servir para fecundar fêmeas na natureza, clonar indivíduos ou 'ressuscitar' espécies extintas.

Acostumadas ao isolamento, mulheres trans enfrentam outros desafios na pandemia

Fotógrafa acompanhou o cotidiano de um grupo de mulheres em busca de refúgio nos únicos dois abrigos para travestis e transexuais de São Paulo.

Contar mortos e alimentar sobreviventes: o trabalho no Pantanal após o fogo

Reportagem acompanhou cientistas que tentam estimar o tamanho da tragédia para a fauna e guarda-parques que dispõe alimentos para animais famintos.

Um paraíso no Brasil que (talvez) você ainda não conheça

Parque estadual repleto de biodiversidade na maior região de savana da América do Sul ostenta nascentes, dunas de areia e cachoeiras impressionantes.

Extremamente rara, onça-parda com leucismo destaca excentricidade da espécie

“É possível que eu nunca mais veja outra onça-parda com leucismo em minha vida”, diz cientista sobre  jovem felino avistado na Mata Atlântica.

Emissões de gases estufa aumentam no Brasil – atividades rurais lideram

Relatório anual do Observatório do Clima indica aumento de 9,6% em 2019, em relação a 2018. Mudanças no uso da terra e agropecuária correspondem a 72% dos gases de efeito estufa emitidos no país.

Um mês depois do fogo, araras-azuis dão sinais de vida no Pantanal

Pesquisadores temem que o trabalho de mais de 30 anos para salvar a espécie da extinção vá por água abaixo depois da temporada de queimadas que consumiu quase 30% do Pantanal. Mas primeiros indícios mostram resiliência das aves.

"Sinto-me na obrigação de defender e cuidar do Pantanal", diz Luan Santana

Em entrevista exclusiva, o cantor sul-mato-grossense declara seu amor pelo bioma. Ele planeja arrecadar R$ 8 milhões para a região com a live #OPantanalChama, que será exibida pelo National Geographic em 22 de novembro.

Assista Luan Santana ao vivo, direto do Pantanal

A live #OPantanalChama começa neste domingo, 22 de novembro, às 17h.

Morte de anciãos por covid-19 ameaça línguas indígenas do Brasil

“Estamos muito preocupados”, lamenta líder indígena. “Eles têm tanto a contar.”

Pesquisadores correm para coletar informações biológicas de animais do Pantanal

A Arca Xenarthra é o primeiro banco de germoplasma da superordem dos tatus, preguiças e tamanduás do mundo. Projeto visa resguardar para gerações futuras informações biológicas de populações chaves ameaçadas.

O Pantanal Chama, com Luan Santana, no National Geographic

O cantor apresenta uma live musical em prol do bioma devastado pelas queimadas no dia 22 de novembro, às 17h.

Finados sem fim – os 11 desaparecidos da tragédia de Brumadinho

Quase dois anos depois de um dos maiores acidentes de trabalho ampliado do mundo, algumas famílias não puderam velar seus mortos.