Por que esta aranha tem um pokémon no abdômen?

É possível que o Pikachu no corpo ajude o bicho a capturar presas.

Por Sarah Gibbens
Publicado 8 de nov. de 2017, 20:36 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
aranha-pokemon
As cores brilhantes da Micrathena sagittata provavelmente ajuda a capturar presas, enquanto os espinhos servem para afastar predadores.
Foto de Jonathan Kolby

Pokémons podem não ser reais, mas essa aranha talvez seja o mais próximo deles.

Enquanto conduzia pesquisas nas florestas de Honduras, o explorador da National Geographic Jonathan Kolby encontrou a criação da natureza mais próxima do amado personagem Pikachu.

No abdômen traseiro da aranha, uma Micrathena sagittata, a parte amarela do corpo expõe dois espinhos, ambos amarelos com pontas pretas. Um pouco mais assustador que o personagem dos desenhos, outra série de espinhos compõe a parte de baixo da estrutura em formato de Pikachu. O resto do corpo da aranha é de um vermelho também brilhante que lembra uma formiga. 

Quando Kolby reparou a micrathena em seu local de pesquisas no Parque Nacional Cusuco, a primeira coisa que ele notou foi a característica de desenho animado do animal.

"Os espinhos que surgem de seu traseiro me chamaram a atenção imediatamente", ele disse em e-mail.

Apesar de ser a primeira vez que o especialista avistou essa espécie de aranha em Honduras, ela pode ser encontrada em toda América do Norte, inclusive nos Estados Unidos. Mas podem ser difíceis de avistar – são minúsculas. Com o dobro do tamanho dos machos, as fêmeas atingem apenas 1 centímetro, incluindo as patas.

As costas amarelas, formadas apenas nas fêmeas, geralmente chamam atenção. Cientistas acreditam que isso pode ajudá-la a caçar insetos. Artigo publicado em 2002 no periódico Ecological Entomology estudou uma aranha australiana da mesma cor – amarela e preta – e concluiu que o abdômen brilhante pode ajudar na captura de presas.

Com um pincel atômico, pesquisadores removeram a cor amarela da aranha. Os indivíduos sem a cor brilhante foram, em média, menos bem-sucedidos em caçar presas. Assim como a Micrathena sagittata, as aranhas australianas são predadores que sentam e esperam pelas presas em grandes teias.

Diferente da cor, que atrai comida, os espinhos tentam evitar que a aranha vire comida de predadores. Kolby explicou que, por causa dos espinhos, animais como pássaros tem dificuldade em comer as pequenas criaturas.

Quando descobriu a aranha em Honduras, ela estava descansando em uma teia suspensa sobre o solo. Ele tirou a foto e a deixou em paz, satisfeito – não precisou capturar o pokémon.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados