Inusitado manguezal distante de região litorânea prenuncia futura elevação do nível do mar

O manguezal de 100 mil anos revela que o nível dos mares já esteve muito acima do que está atualmente, um sinal do quanto o nível do mar pode se elevar com as mudanças climáticas.

Pica-pau icônico está extinto, para a decepção dos pesquisadores que buscaram avistá-lo por décadas

Vista pela última vez em 1944, espécie foi procurada avidamente por cientistas e admiradores por quase 80 anos. Lamentavelmente, animal agora é considerado extinto.

Fotos históricas revelam como a Estátua da Liberdade foi construída

Símbolo dos Estados Unidos, que tinha cor de cobre e esverdeou com o tempo, foi fabricado e exibido na França antes de se tornar uma atração no porto de Nova York.

Espécie de abelha não é vista desde 2006 e entra na lista de animais ameaçados

A Bombus franklini é a segunda espécie de abelha a entrar para a lista de espécies ameaçadas de extinção dos Estados Unidos e a primeira do oeste do país.

Tesouros arqueológicos resistiram ao atentado de 11 de setembro nos EUA

Quase um milhão de artefatos abrangendo quatro séculos de história de Nova York estavam armazenados no World Trade Center. Conheça a história deles.

A ciência resolverá o problema das algas nas praias mexicanas?

O sargaço, uma macroalga, ameaça praias paradisíacas entre Cancún e Tulum. Veja como pesquisadores e resorts estão combatendo a floração incômoda.

Julgamento do marco temporal pelo STF pode desterrar povos indígenas – entenda

Reportagem acompanhou a mobilização dos mais de 6 mil indígenas que acamparam em Brasília para protestar contra a tese do marco temporal e o cerceamento dos direitos dos povos originários pelos poderes Executivo e Legislativo.

Tempestade, ventania e o impacto do furacão Ida na Louisiana

O furacão Ida, considerado uma tempestade “extremamente perigosa” de categoria 4, atingiu a costa no dia 29 de agosto à tarde com ventos de cerca de 235 quilômetros por hora registrados em Port Fourchon, Louisiana, nos Estados Unidos.

Fumaça de incêndios florestais afeta nuvens e diminui chances de chuva

Novo estudo conclui que a fumaça pode estar reduzindo a capacidade das nuvens de precipitação e, em consequência, de aliviar a estiagem.

Crise humanitária no Haiti traz escassez de alimento, abrigo e saúde

Assassinato do presidente, terremoto letal, chuvas torrenciais e pandemia fazem moradores perderem a esperança no Haiti.

O que torna os terremotos tão devastadores no Haiti?

A nação insular está imprensada entre várias placas tectônicas em movimento, que preparam o cenário para tremores devastadores.

O verão atual do Hemisfério Norte pode mudar o que sabemos sobre calor extremo

A onda de calor recorde que atingiu o noroeste do Pacífico sugere que as mudanças climáticas elevaram as temperaturas acima do limite esperado.

Degelo do permafrost leva Parque Nacional de Denali a reimaginar futuro

Grande parte do solo em Denali, no estado do Alasca, Estados Unidos, está perdendo sua camada superior de permafrost, resultando em deslizamentos de terra e obstruções ocasionais da estrada do parque.

Como um hit do reggaeton inspirou os protestos em Cuba

‘Patria y Vida’ vira um slogan contra a família Castro, inspirando milhares de cubanos a exigir reformas no país insular.

Desabamento de edifício destaca urgência de adaptações ao aumento do nível do mar

Embora os fatores relacionados às mudanças climáticas provavelmente não sejam o motivo do colapso parcial do prédio à beira-mar nos EUA, outras construções estão vulneráveis à elevação do nível do mar.

Como cães de busca e resgate encontram sobreviventes

De raças e comportamentos variados, os cães de resgate podem procurar por odores humanos ou seguir o rastro das pessoas.

Como agricultores brancos usurparam a última rainha do Havaí

O golpe brutal, porém sem derramamento de sangue, pôs fim à monarquia no Havaí — e abriu caminho para a criação de um estado pertencente aos Estados Unidos.

Revolta de Stonewall deu origem ao movimento atual pelos direitos LGBTQIAP+

Clientes do Stonewall Inn, em Nova York, estavam acostumados com batidas policiais em bares gays. Mas, no dia 28 de junho de 1969, eles resistiram, causando uma rebelião que mudou a história.

Espécie de rato está desaparecendo misteriosamente, mas pandemia trouxe esperança

O Neotoma magister está ameaçado de extinção em grande parte de seu habitat, no leste dos Estados Unidos. Por isso, cientistas de 13 estados do país estão unindo forças para preservar a espécie de roedores.