Fotos encantadoras buscam suavizar a imagem dos pitbulls
Uma fotógrafa joga luz nessa raça tão controversa e mal compreendida.
Coroas de flores cores pastel não são as primeiras coisas que vem à mente quando se pensa em pit bulls.
É com isso que a fotógrafa francesa Sophie Gamand conta. Vinda de um país onde os pitbulls são banidos, Gamand estava propensa a abrir a mente (e o coração) para esses cachorros no meio de um debate altamente polêmico. Ela queria trabalhar em uma sessão de fotos de pitbulls que desafiaria as suas próprias noções preconceituosas. Mas para fazer isso, ela teve que superar os próprios medos.
“Eu estava apreensiva quando amarrei a primeira coroa de flores na cabeça de um cachorro”, ela disse. “Na primeira vez que fiz isso, pensei: ‘Vou perder o meu rosto!’ A cachorra apenas sentou lá e olhou para mim. Ela estava tão calma e nem sequer mexeu a cabeça. Apenas se sentou lá e olhou para mim com olhos profundos e comoventes. Depois disso, a sessão de fotos foi fácil.”
Gamand sabe que pitbulls são controversos. “Sou uma pessoa com a mente aberta”, ela disse. “Não acredito que seja tudo preto ou branco. Os pitbulls têm muitos defensores, mas também há muito ódio por esses cachorros. Pensei que a verdade deveria estar em algum lugar no meio disso, então eu quis achar a verdade sozinha. A melhor maneira de fazer isso era com um ensaio de fotos.”
Gamand teve a ideia de colocar coroas de flores na cabeça dos cachorros e colocá-los em tons quentes.
“Eu queria algo que fosse bem fofo e feminino”, ela disse. “Eu queria que eles parecessem desbotados, como uma arte vintage antiga. Eu queria dar um sentido de nostalgia e tudo isso que se perdeu.”
O primeiro pensamento dela? “Uau, eles estão tão cafonas. Estão parecendo vovós com chapéus de flores.”
Gamand acredita que a arte funciona melhor quando ela realça as contradições. “Pegar cachorros ‘assustadores’, colocar flores em suas cabeças e deixá-los parecidos com vovós, é uma oposição muito forte”, ela disse.
Ela admite que, embora quisesse explorar a situação sozinha, ainda tinha algumas dúvidas sobre os pitbulls. Mas o que ela descobriu não foi tão radical quanto esperava. “Alguns pitbulls são problemáticos por causa do modo como foram criados”, disse. “Mas todos os cachorros que fotografei são ótimos. Coloquei coroas de flores em 250 pitbulls, por isso tive acesso a muitos cachorros diferentes.”
Gamand diz que espera que a natureza efervescente das fotos ajude as pessoas a se conectarem com a situação na qual os pitbulls vivem. Ela disse que centenas de milhares de pitbulls são sacrificados todos os anos. “Estou basicamente usando a arte para forçar as pessoas a olharem para essas fotos, o que cria uma resposta emotiva e uma conexão com os cachorros. Isso faz com que o debate seja um pouco mais interessante”, ela disse.
“É arte com uma missão – a melhor arte que existe.”