Qual é a força da mordida do tubarão mais perigoso
Um grande tubarão branco investiga um mergulhador enjaulado nas águas das Ilhas Netuno, Austrália.
O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é considerado o mais perigoso de sua espécie, alerta o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (Isaf, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida, Estados Unidos.
Isso deve-se ao fato de que ataques mais letais contra humanos são mais atribuídos a esse animal do que a qualquer outra espécie de tubarão, acrescenta a Isaf. Mas qual é a força da mordida que causa tamanha agressão?
O Shark Festival partilha todas as informações, beleza e mistério sobre esses animais.
Um grupo de pesquisadores investigou o poder das mandíbulas desse animal. Para fazer isso, eles reconstruíram digitalmente as mandíbulas de um tubarão branco e publicaram os resultados no artigo Análise computacional tridimensional da mecânica da mandíbula do tubarão branco: quão forte pode morder um grande tubarão branco?, publicado pela revista britânica Journal of Zoology, em 2008.
(Veja também: Conheça os tubarões que evoluíram para andar na Terra)
No artigo, os especialistas concluíram que um tubarão branco de 2,5 metros de comprimento e 240 quilos poderia morder com uma força de 0,3 tonelada.
No entanto, a força de mordida seria mais intensa no caso de espécies maiores. Segundo a pesquisa, um grande tubarão branco (por exemplo, de 6,4 metros e 3324 quilos) poderia atingir uma força de mordida de 1,8 tonelada.