As 5 características que você não sabia sobre o grande tubarão branco

Este animal atrai a atenção por causa do tamanho e mordida que pode ser fatal. Descubra todos os segredos sobre o tubarão mais mortífero do mundo.

Um grande tubarão branco nada nas águas das Ilhas Netuno, Australia.

Foto de BRIAN J. SKERRY
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de ago. de 2023, 12:49 BRT

O grande tubarão branco (Carcharodon carcharias) é um dos tubarões mais conhecidos e o mais mortal do mundo. Este gigante tem um tamanho máximo estimado de 6 metros de comprimento e vive nos mares temperados de todo o mundo. Saiba mais sobre este incrível animal.

Por que o nome grande tubarão branco 

O nome deste animal marinho deve-se ao aparecimento de alguns deles – mortos e deitados de costas – que exibiam a cor branca de suas barrigas, de acordo com o site do Arquivo Internacional de Ataques a Tubarões (Isaf), do Museu de História Natural da Flórida.

Além de grande tubarão branco, ele também é conhecido por outros nomes, como tubarão devorador de homens ou morte branca, por ser considerado o tubarão mais perigoso do mundo.

Os grandes tubarões brancos têm sangue quente

Junto com outros tubarões, o grande branco é endotérmico (isto é, de sangue quente). Esta característica lhe permite manter uma temperatura corporal mais alta do que a da água ao redor.

mais populares

    veja mais

    Um grande tubarão branco explode na água perto das Ilhas Netuno, na Austrália.

    Foto de Brian J. Skerry

    O que os tubarões brancos comem

    O tubarão branco é um macro-predador e está ativo durante todo o dia. Algumas de suas presas mais importantes são mamíferos marinhos, como focas, golfinhos e peixes. Com menos frequência, ele se alimenta de répteis marinhos, principalmente tartarugas. 

    Com relação à dieta dele, o Isaf ressalta que ele é um predador capaz de adaptar a alimentação e de percorrer longas distâncias, se afastando do seu habitat comum para busca de alimentos.

    (Você também pode estar interessado em: Como em Avatar! Estas espécies oceânicas precisam de proteção)

    As peculiaridades da pele do tubarão branco

    A superfície dorsal deste famoso animal é preta acinzentada, enquanto que a barriga é branca. A textura da pele é mais macia do que a de outras espécies de tubarões.

    Além disso, explica o Isaf, a maioria dos exemplares exibe uma mancha oval preta na axila da barbatana peitoral. 

    Por que os tubarões brancos atacam os humanos

    De acordo com o Isaf, os tubarões brancos atacam, muitas vezes, objetos desconhecidos para determinar potenciais alimentos, se eles seriam ou não comida adequada.

    É por esta razão que alguns cientistas acreditam que "as silhuetas dos mergulhadores e surfistas, quando vistas de baixo, assemelham-se às da presa do tubarão, e que esta identificação equivocada é a causa da maioria dos ataques aos humanos".

    Entretanto, o fato de grandes tubarões brancos atacarem objetos inanimados ou mesmo aves (que não se assemelham a suas presas comuns) pode contradizer a hipótese.

    mais populares

      veja mais
      Assista ao SHARKFEST durante todo o verão no Disney+!

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados