Qual é o tubarão mais perigoso do mundo?
Grande tubarão branco, África do Sul.
Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias). A informação é do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (ISAF, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).
De acordo com o ISAF, este rótulo é dado ao tubarão branco porque essa espécie foi indicada como a responsável por mais ataques letais a seres humanos do que qualquer outro tubarão.
"Isto se deve principalmente a seu tamanho, poder e comportamento alimentar", explica a organização. De acordo com o arquivo, o tubarão branco é capaz de perseguições curtas e de alta velocidade, e até de se lançar até a superfície.
Esta particularidade também fez com que ele fosse conhecido como o "tubarão devorador de homens" ou "morte branca".

O grande tubarão branco, Carcharodon carcharias, em um ataque a uma foca nas águas da África do Sul.
O ISAF explica que o tubarão branco é uma das maiores espécies de tubarão. O tamanho máximo estimado que ele pode atingir é de 6 metros, embora haja relatos não confirmados de tubarões brancos de até 7 metros.
Como observado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o grande tubarão branco tem uma ampla distribuição na maioria dos oceanos temperados e tropicais. É normalmente encontrada em profundidades de 1.200 metros.
(Você pode estar interessado em: 10 criaturas marinhas para conhecer e admirar a magia dos oceanos).
"O tubarão branco faz incursões ocasionais em águas frias e boreais, e foi registrado nas costas do Alasca e do Canadá. Ela ocorre no Atlântico ocidental, das Ilhas de Labrador à Flórida, ao norte do Golfo do México, às Bahamas e Cuba, assim como do Brasil à Argentina", acrescenta o Isaf.
