Qual é o tubarão mais perigoso do mundo?

Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais.

Grande tubarão branco, África do Sul.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de ago. de 2023, 12:13 BRT, Atualizado 15 de abr. de 2024, 11:40 BRT

Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias). A informação é do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (ISAF, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).

De acordo com o ISAF, este rótulo é dado ao tubarão branco porque essa espécie foi indicada como a responsável por mais ataques letais a seres humanos do que qualquer outro tubarão.

"Isto se deve principalmente a seu tamanho, poder e comportamento alimentar", explica a organização. De acordo com o arquivo, o tubarão branco é capaz de perseguições curtas e de alta velocidade, e até de se lançar até a superfície.

Esta particularidade também fez com que ele fosse conhecido como o "tubarão devorador de homens" ou "morte branca".

O grande tubarão branco, Carcharodon carcharias, em um ataque a uma foca nas águas da África do Sul.

Foto de SHUTTERSTOCK

O ISAF explica que o tubarão branco é uma das maiores espécies de tubarão. O tamanho máximo estimado que ele pode atingir é de 6 metros, embora haja relatos não confirmados de tubarões brancos de até 7 metros.

Como observado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o grande tubarão branco tem uma ampla distribuição na maioria dos oceanos temperados e tropicais. É normalmente encontrada em profundidades de 1.200 metros.

"O tubarão branco faz incursões ocasionais em águas frias e boreais, e foi registrado nas costas do Alasca e do Canadá. Ela ocorre no Atlântico ocidental, das Ilhas de Labrador à Flórida, ao norte do Golfo do México, às Bahamas e Cuba, assim como do Brasil à Argentina", acrescenta o Isaf.

mais populares

    veja mais
    Assista ao SHARKFEST durante todo o verão no Disney+!

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados