Solitária e ameaçada de extinção: descubra 3 fatos sobre a toninha vaquita
Trata-se de um cetáceo pertencente a uma família de mamíferos marinhos semelhantes aos golfinhos. Saiba mais sobre elas.
Uma vaquita nada sob uma onda escura, no Golfo da Califórnia.
Quando se fala em animais marinhos, nos remetemos a tubarões, golfinhos, baleias ou peixes. Entretanto, há várias outras espécies de seres que vivem embaixo d'água e que também estão criticamente ameaçadas de extinção. Esse é o caso da toninha vaquita (Phocoena sinus), um cetáceo pertencente à família das toninhas (mamíferos marinhos semelhantes aos golfinhos), de acordo com a Animal Diversity Web (ADW).
1. Qual é o habitat preferido da toninha vaquita?
A toninha vaquita tem uma característica especial em relação ao seu habitat. De acordo com a ADW, as vaquitas são as únicas da espécie de toninha que podem ser encontradas em águas muito quentes, e toleram grandes flutuações anuais de temperatura. Por exemplo, as temperaturas no Golfo da Califórnia podem variar de 14 °C a 36 °C.
Em contraste, a maioria dos cetáceos vive em águas com temperaturas abaixo de 20 °C.
2. A toninha vaquita está em perigo de extinção
A espécie está criticamente ameaçada de extinção, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Em março de 2022, apenas 18 vaquitas haviam sido contadas em todo o mundo.
Como explica o Zoo Aquarium de Madrid, instituição espanhola ligada à vida marinha, esse animal está sujeito à extinção devido à pesca indiscriminada e à degradação do habitat em que vive.
(Talvez você se interesse por: Quais são as 3 baleias mais pesadas do mundo)
3. As toninhas vaquitas são animais independentes e solitários
A ADW menciona que as toninhas vaquitas foram observadas sozinhas ou em pequenos grupos, o que indica que são seres solitários. Em geral, de acordo com a IUCN, elas se reúnem em grupos de 8 a 10 indivíduos.