Solitária e ameaçada de extinção: descubra 3 fatos sobre a toninha vaquita

Trata-se de um cetáceo pertencente a uma família de mamíferos marinhos semelhantes aos golfinhos. Saiba mais sobre elas.

Publicado 5 de set. de 2023, 17:00 BRT

Uma vaquita nada sob uma onda escura, no Golfo da Califórnia.

Foto de THE REFINERY

Quando se fala em animais marinhos, nos remetemos a tubarões, golfinhos, baleias ou peixes. Entretanto, há várias outras espécies de seres que vivem embaixo d'água e que também estão criticamente ameaçadas de extinção. Esse é o caso da toninha vaquita (Phocoena sinus), um cetáceo pertencente à família das toninhas (mamíferos marinhos semelhantes aos golfinhos), de acordo com a Animal Diversity Web (ADW).

1. Qual é o habitat preferido da toninha vaquita?

A toninha vaquita tem uma característica especial em relação ao seu habitat. De acordo com a ADW, as vaquitas são as únicas da espécie de toninha que podem ser encontradas em águas muito quentes, e toleram grandes flutuações anuais de temperatura. Por exemplo, as temperaturas no Golfo da Califórnia podem variar de 14 °C a 36 °C.

Em contraste, a maioria dos cetáceos vive em águas com temperaturas abaixo de 20 °C.

2.  A toninha vaquita está em perigo de extinção

A espécie está criticamente ameaçada de extinção, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Em março de 2022, apenas 18 vaquitas haviam sido contadas em todo o mundo.

Como explica o Zoo Aquarium de Madrid, instituição espanhola ligada à vida marinha, esse animal está sujeito à extinção devido à pesca indiscriminada e à degradação do habitat em que vive.

(Talvez você se interesse por: Quais são as 3 baleias mais pesadas do mundo)

3. As toninhas vaquitas são animais independentes e solitários

A ADW menciona que as toninhas vaquitas foram observadas sozinhas ou em pequenos grupos, o que indica que são seres solitários. Em geral, de acordo com a IUCN, elas se reúnem em grupos de 8 a 10 indivíduos.