Quais são as 3 baleias mais pesadas do mundo

Cada um desses animais se distingue por suas características e habitats exclusivos. Descubra mais sobre elas e saiba qual baleia é, de fato, a mais pesada.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jul. de 2023, 15:11 BRT
As baleias azuis são os animais mais pesados do mundo.

As baleias azuis são os animais mais pesados do mundo.

Foto de LEIGH TORRES

As baleias têm uma grande presença nos oceanos do mundo e existem em diversas espécies diferentes. Pertencentes à família dos cetáceos, cada uma delas tem características próprias, ainda que tenham em comum o grande porte de cada um de seus exemplares. .

Entre as famílias de baleias, há três que são consideradas as mais pesadas. Descubra suas principais características – como quantas toneladas tem, qual seu tamanho e hábitos alimentares, e conheça ainda o habitat desses verdadeiros gigantes marinhos.

As três baleias mais pesadas do mundo

Baleia azul

Em ordem de peso, a baleia azul (Balaenoptera musculus) não é apenas a baleia mais pesada, mas também o maior animal do mundo. Conforme mencionado pelo Animal Diversity Web (ADW), banco de dados online sobre história natural da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o maior exemplar já encontrado pesava 190 toneladas e media 33,5 metros. 

A baleia azul pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo, tanto em águas polares como tropicais. Alimenta-se de krill, um pequeno crustáceo marinho parecido com o camarão (o qual pode consumir de 3 a 4 toneladas por dia), além de plâncton e certos peixes.

Uma pintura de baleias francas da Groenlândia, também conhecidas como baleias-da-índia.

Foto de LOUIS AGASSIZ FUERTES

As baleias-da-Groenlândia (Balaena mysticetus) habitam o hemisfério norte e são as segundas baleias mais pesadas do mundo, com média de peso de 75 a 100 toneladas, e comprimento que varia entre 14 a 18 metros. 

Sua dieta é baseada em zooplâncton de crustáceos, organismos da fauna bentônica, além de copépodes (crustáceos de milímetros de comprimento). Desses últimos, a baleia-da-Groenlândia pode comer até 50 mil por minuto. 

Esse tipo de cetáceo vive há muito tempo nos oceanos que pertencem ao hemisfério norte e, de acordo com a Animal Diversity Web, seu número diminuiu nos últimos 100 anos. Atualmente, existem apenas cinco populações isoladas conhecidas no Atlântico Norte e no Mar de Bering.

Baleia franca austral

mais populares

    veja mais

    Uma baleia franca austral nada em águas de acasalamento e parto na Área Marinha Protegida De Hoop.

    Foto de Thomas P. Peschak

    A baleia franca austral (Eubalaena australis) é a terceira baleia mais pesada, atingindo de 36 a 74 toneladas, e pode medir de 16 a 18 metros. De acordo com a ADW, os filhotes dessa espécie já nascem pesando de 1.000 a 1.500 quilos e têm de cinco a seis metros de comprimento, crescendo aproximadamente três centímetros por dia.    

    Sua dieta consiste de pequenos plânctons, como larvas de crustáceos, pelágicos e copépodes. É uma baleia que vive apenas no hemisfério sul e permanece em áreas próximas a ilhas e continentes.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados