O Diomedea exulans pode ter entre 2,5 até 3,5 metros de envergadura, o que faz dele ...

Qual é a maior ave migratória do mundo? Spoiler: ela mede mais de 3 metros de uma asa a outra

Uma verdadeira recordista em envergadura, essa ave pode voar distâncias tão longas em um ano que seriam o equivalente a três voltas em torno da Terra.

O Diomedea exulans pode ter entre 2,5 até 3,5 metros de envergadura, o que faz dele a maior ave marinha migratória do mundo. Ele também é um excelente planador.

Foto de Thomas O'Donnell (CC BY-NC-SA 3.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de mai. de 2025, 14:08 BRT

Esta robusta ave migratória é quase exclusivamente vista no Hemisfério Sul do planeta, tendo sido visto raras vezes voando acima da linha do Equador. Pode chegar a voar até mesmo em regiões polares, chegando próximo à Antártida. Trata-se do Diomedea exulans, conhecido popularmente como albatroz-errantealbatroz-gigante ou albatroz-viageiro 

É como explica o Animal Diversity Web, é uma base de dados online com informações sobre animais organizada pelo Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Segundo a fonte, este tipo de albatroz chega a ter de 2,5 a 3,5 metros de envergadura (da ponta de uma asa até a outra) e pesa até 8 quilos

“Todas as subespécies de albatrozes errantes têm envergaduras extremamente longas (com média de pouco mais de 3 metros), coberteiras brancas sob as asas e bicos rosados”, explica a ADW. “O Diomedea exulans é, em média, maior do que as outras subespécies reconhecidas é o único que atinge plumagem corporal totalmente branca, e isso somente nos machos”, completa.

Por causa de seu tamanho, quando adulto este tipo de albatroz não tem predadores naturais. Ainda ...

Por causa de seu tamanho, quando adulto este tipo de albatroz não tem predadores naturais. Ainda assim, é uma espécie vulnerável à extinção. 

Foto de Greg Lasley (CC BY-NC 4.0)

Uma ave que vive em alto-mar e voa mais de 100 mil quilômetros no ano

Ainda que esteja no topo das aves migratórias em tamanho e seja um animal robusto, o albatroz-errante está classificado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). 

Segundo a IUCN, já foi registrado um único indivíduo deste tipo de albatroz que viajou 6 mil quilômetros em apenas 12 dias, diz a IUCN. Em média, no entanto, esses albatrozes são especialistas em planar no ar, voando 1 mil quilômetros por dia, alcançando até 120km/h de velocidade, como explica o Projeto Albatroz, um site do ministério do Meio Ambiente do Brasil dedicado ao animal.

mais populares

    veja mais
    Este tipo de ave migratória é raramente visto voando acima da Linha do Equador.

    Este tipo de ave migratória é raramente visto voando acima da Linha do Equador.

    Foto de John B. (CC BY-NC 4.0)

    Há medições que dão conta de aves da espécie que chegaram a 120 mil quilômetros viajados em um ano. Isso é o equivalente a três voltas completas em torno da Terra, continua a fonte. 

    Ainda assim, o Diomedea exulans está ameaçado e listado como vulnerável por causa da mortalidade em anzóis de pesca, colocados barcos pesqueiros da região da Patagônia, por exemplo. “Os indivíduos ficam presos nos anzóis, enquanto tentam roubar peixes e iscas de lula, e muitas vezes se afogam”, diz a Red List

    poluição dos mares (em especial por plásticos que podem ser ingeridos pela ave) e dos locais onde essas aves se reproduzem também é responsável pelo seu desaparecimento. Isso porque, quando adultos, esses albatrozes não têm predadores. Na vida selvagem, o albatroz-errante vive entre 40 e 50 anos, informa o site do Projeto Albatroz. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados