Abelha

Tipo: Invertebrado

Dieta: Herbívora

Coletivo: Colônia, enxame

Expectativa média de vida na natureza: Até 5 anos

Tamanho: Entre um e 1,5 centímetros (operárias)

As colmeias de abelhas há muito fornecem mel e cera aos humanos. Esses usos comerciais geraram uma grande indústria apícola, embora ainda existam muitas espécies na natureza.

Todas as abelhas são insetos sociais e cooperativos. Os habitantes de uma colmeia geralmente são divididos em três tipos.

Operárias

As operárias são as únicas abelhas vistas pela maioria das pessoas. Essas abelhas são fêmeas que não são desenvolvidas sexualmente. As operárias buscam alimentos (pólen e néctar das flores), constroem e protegem a colmeia, limpam, circulam o ar batendo as asas e desempenham muitas outras funções sociais.

Rainha

A função da rainha é simples: botar os ovos que originarão a próxima geração de abelhas da colmeia. Geralmente há apenas uma única rainha em uma colmeia. Se a rainha morrer, as operárias criarão uma nova rainha alimentando uma das larvas fêmeas com uma dieta exclusiva de um alimento denominado “geleia real”. Esse elixir permite que a operária se transforme em uma rainha fértil. As rainhas também regulam as atividades da colmeia produzindo substâncias químicas que orientam o comportamento das demais abelhas.

Zangões

Os machos são denominados zangões — a terceira classe de abelhas. Diversas centenas de zangões vivem em uma colmeia durante a primavera e o verão, mas são expulsos nos meses de inverno, quando a colmeia entra em um modo de sobrevivência enxuto.

Comportamento da colmeia

As abelhas sobrevivem com o mel e pólen armazenados durante todo o inverno e se agrupam em formato esférico para conservar calor. As larvas são alimentadas a partir dos estoques durante essa estação e, na primavera, a colmeia está repleta de uma nova geração de abelhas.