Conheça a maior salamandra terrestre do planeta

Por Photo Ark
Salamandras da espécie Ambystoma tigrinum melanostictum, uma subespécie de salamandra-tigre, fotografadas no Museu e Aquário Nacional ...

Salamandras da espécie Ambystoma tigrinum melanostictum, uma subespécie de salamandra-tigre, fotografadas no Museu e Aquário Nacional do Rio Mississippi em Dubuque, Iowa, Estados Unidos

Foto de Joël Sartore NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

Nome comum: Salamandra-tigre

Nome científico: Ambystoma tigrinum 

Tipo: Anfíbio

Dieta: Carnívora

Expectativa média de vida na natureza: Entre 12 e 15 anos

Tamanho: Entre 17 e 36 centímetros

Peso: 124 gramas 

As marcas das salamandras-tigres variam ao longo de sua extensa área de distribuição, porém o padrão mais comum é o de listras verticais, semelhantes às do mamífero que lhes inspirou o nome.

Coloração e marcações

Geralmente são de coloração marrom com listras ou manchas amarelas-vivas ao longo do corpo. Sua cor de base, entretanto, também pode ser esverdeada ou cinza e suas marcações podem ser pontos amarelos ou manchas marrons. Algumas não têm nenhuma marcação.

Tamanho

Anfíbios de corpo espesso com focinhos curtos, pernas robustas e caudas longas, as salamandras-tigres são as maiores salamandras terrestres do planeta. Podem ter até 36 centímetros de comprimento, mas, em média, alcançam entre 15 e 20 centímetros.

Área de distribuição e habitat

Também são a espécie de salamandras com a maior área de distribuição da América do Norte, sendo encontradas na maior parte dos Estados Unidos, sul do Canadá e leste do México. Vivem em tocas profundas, até 60 centímetros abaixo da superfície, perto de lagoas, lagos ou riachos de correnteza lenta e são uma das poucas salamandras capazes de sobreviver ao clima árido do interior da América do Norte.

Dieta

Predadores altamente vorazes, saem das tocas à noite para se alimentar de minhocas, insetos, sapos e até mesmo de outras salamandras.

População

Sua população está em boa situação em toda sua área de distribuição, mas o desmatamento, a poluição e o aumento dos níveis de acidez das lagoas onde se reproduzem estão afetando a distribuição da espécie. Muitas morrem atropeladas ao atravessar estradas indo ou retornando de seus locais de reprodução, que ocorre na primavera no Hemisfério Norte.

Expectativa de vida

As salamandras-tigres vivem bastante na natureza, em média, entre 10 e 16 anos.

 

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Salamandra-pintada
Animais
Necturo
Animais
Conheça a rara Perereca Pseudacris crucifer
Animais
Qual é o animal vertebrado mais venenoso do mundo
Animais
Tartaruga-de-couro

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados