Salamandras da espécie Ambystoma tigrinum melanostictum, uma subespécie de salamandra-tigre, fotografadas no Museu e Aquário Nacional do Rio Mississippi em Dubuque, Iowa, Estados Unidos
Nome comum: Salamandra-tigre
Nome científico: Ambystoma tigrinum
Tipo: Anfíbio
Dieta: Carnívora
Expectativa média de vida na natureza: Entre 12 e 15 anos
Tamanho: Entre 17 e 36 centímetros
Peso: 124 gramas
As marcas das salamandras-tigres variam ao longo de sua extensa área de distribuição, porém o padrão mais comum é o de listras verticais, semelhantes às do mamífero que lhes inspirou o nome.
Coloração e marcações
Geralmente são de coloração marrom com listras ou manchas amarelas-vivas ao longo do corpo. Sua cor de base, entretanto, também pode ser esverdeada ou cinza e suas marcações podem ser pontos amarelos ou manchas marrons. Algumas não têm nenhuma marcação.
Tamanho
Anfíbios de corpo espesso com focinhos curtos, pernas robustas e caudas longas, as salamandras-tigres são as maiores salamandras terrestres do planeta. Podem ter até 36 centímetros de comprimento, mas, em média, alcançam entre 15 e 20 centímetros.
Área de distribuição e habitat
Também são a espécie de salamandras com a maior área de distribuição da América do Norte, sendo encontradas na maior parte dos Estados Unidos, sul do Canadá e leste do México. Vivem em tocas profundas, até 60 centímetros abaixo da superfície, perto de lagoas, lagos ou riachos de correnteza lenta e são uma das poucas salamandras capazes de sobreviver ao clima árido do interior da América do Norte.
Dieta
Predadores altamente vorazes, saem das tocas à noite para se alimentar de minhocas, insetos, sapos e até mesmo de outras salamandras.
População
Sua população está em boa situação em toda sua área de distribuição, mas o desmatamento, a poluição e o aumento dos níveis de acidez das lagoas onde se reproduzem estão afetando a distribuição da espécie. Muitas morrem atropeladas ao atravessar estradas indo ou retornando de seus locais de reprodução, que ocorre na primavera no Hemisfério Norte.
Expectativa de vida
As salamandras-tigres vivem bastante na natureza, em média, entre 10 e 16 anos.