Escorpião

Tipo: Invertebrado

Dieta: Carnívoro

Expectativa média de vida na natureza: Entre 3 e 8 anos

Tamanho: Entre 6 e 21 centímetros

Os escorpiões são membros da classe Arachnida e têm parentesco próximo com aranhas, ácaros e carrapatos. É comum serem considerados habitantes do deserto, mas também vivem nas florestas brasileiras, na Colúmbia Britânica, na Carolina do Norte e até no Himalaia. Esses artrópodes resistentes e adaptáveis existem há centenas de milhões de anos e são exímios sobreviventes.

Caça e dieta alimentar

Existem quase duas mil espécies de escorpiões, mas apenas entre 30 e 40 possuem peçonha forte o suficiente para matar uma pessoa. Entretanto os diversos tipos de peçonha são efetivamente adaptados ao estilo de vida desses animais e são altamente selecionados para maior eficácia contra a presa escolhida por essa espécie.

Os escorpiões normalmente se alimentam de insetos, mas sua dieta alimentar pode ser extremamente variada — outra razão para sua sobrevivência em tantos locais hostis. Quando há escassez de alimento, o escorpião tem uma incrível capacidade de desacelerar seu metabolismo para apenas um terço do índice normal dos artrópodes. Essa técnica permite que algumas espécies consumam pouco oxigênio e sobrevivam alimentando-se apenas de um único inseto por ano. No entanto, até mesmo com o metabolismo reduzido, o escorpião tem a capacidade de voltar quase imediatamente a caçar quando a oportunidade se apresenta — um dom ausente em muitas espécies que hibernam.

Habilidades de sobrevivência

Essas habilidades de sobrevivência permitem que os escorpiões vivam em alguns dos ambientes mais inóspitos do planeta. Pesquisadores congelaram escorpiões durante a noite e, no dia seguinte, ao colocá-los ao sol, eles descongelaram e foram embora. Mas há algo sem o qual escorpiões têm dificuldade de viver: o solo. São animais escavadores e, por isso, em regiões com permafrost ou gramíneas densas, onde não há terra solta, os escorpiões podem não sobreviver.