Necturo fotografado no centro de piscicultura Genoa National Fish Hatchery em Wisconsin, Estados Unidos
Nome comum: Necturo
Nome científico: Necturus maculosus
Tipo: Anfíbio
Dieta: Carnívora
Expectativa média de vida na natureza: 11 anos
Tamanho: Entre 20 e 33 centímetros
Os necturos são uma das poucas salamandras que emitem ruídos. Suas vocalizações estridentes lembram latidos de cães.
Tamanho e área de distribuição
Considerados uma das maiores espécies de salamandras, os necturos podem ultrapassar 40 centímetros de comprimento, embora a média seja de 28 centímetros. Sua área de distribuição contempla o centro-sul do Canadá e passa pelo centro-oeste dos Estados Unidos, do leste até a Carolina do Norte e do sul até a Geórgia e o Mississippi.
Habitat
Os necturos vivem no fundo de lagos, lagoas, rios e córregos e nunca se afastam da água. Ficam escondidos na vegetação e sob rochas e troncos, emergindo à noite para se alimentar de qualquer presa que possam capturar, como lagostins, minhocas e caracóis.
Características únicas
Os necturos se distinguem facilmente por suas guelras externas espessas e vermelhas, que crescem durante a fase larval e nunca desaparecem. Eles apresentam cabeça chata, cauda larga, pernas curtas e pés com quatro dedos distintos. Seu corpo é cinza ou cinza-acastanhado com manchas preto-azuladas.
As fêmeas depositam grandes ninhadas de ovos e os protegem até eclodirem, uma característica única entre as salamandras.
População
Os necturos são comuns em toda a sua área de distribuição e não possuem nenhuma classificação especial de conservação. No entanto, a perda de habitat e a poluição estão pressionando algumas populações locais.