Salamandra-pintada

Por Photo Ark
Salamandra-pintada fotografada no zoológico de Atlanta, no estado da Georgía, Estados Unidos

Salamandra-pintada fotografada no zoológico de Atlanta, no estado da Georgía, Estados Unidos

Foto de Joël Sartore NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

Nome comum: Salamandra-pintada

Nome científico: Ambystoma maculatum

Tipo: Anfíbio

Dieta: Carnívora

Expectativa média de vida na natureza: Até 20 anos

Tamanho: 17,8 centímetros

Apesar do porte relativamente grande e de ter uma área de distribuição extremamente ampla, é muito difícil avisar uma salamandra-pintada.

Área de distribuição e habitat

Elas podem alcançar 23 centímetros de comprimento e são abundantes em florestas decíduas maduras no leste do Canadá e em todo o leste e centro-oeste dos Estados Unidos. Mas essas salamandras ariscas passam quase a vida toda escondidas sob rochas, troncos ou em tocas de outros animais silvestres.

Estão presentes em florestas de planaltos e regiões montanhosas, mas são mais comuns em florestas úmidas próximas a planícies aluviais.

Reprodução

Emergem de seus esconderijos subterrâneos apenas à noite para se alimentar e durante o acasalamento na primavera do Hemisfério Norte. Aliás, após uma chuva forte, percorrem longas distâncias por terra para acasalar e depositar seus ovos em poças e lagoas que surgem nessa estação.

Coloração e dieta

Com aparência chamativa, essas salamandras robustas são preto-azuladas com duas fileiras irregulares de pintas amarelas ou cor de laranja que se estendem da cabeça à cauda. Como tantas outras salamandras, para afastar predadores, secretam uma toxina leitosa e venenosa pelas glândulas em suas costas e caudas. Sua dieta inclui insetos, minhocas, lesmas, aranhas e piolhos-de-cobra.

População

No geral, a população de salamandras-pintadas está estável em toda a sua área de distribuição, porém são muito suscetíveis a mudanças em sua ecologia, e o aumento da acidez da água em alguns habitats está reduzindo sua população. O comércio de bichos de estimação e a perda de habitat também têm um alto impacto.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Conheça a maior salamandra terrestre do planeta
Animais
Necturo
Animais
Conheça a rara Perereca Pseudacris crucifer
Animais
Qual é o animal vertebrado mais venenoso do mundo
Animais
Conheça o dinossauro que tinha penas e parecia uma ave

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados