Tartaruga-aligátor fotografada no Zoológico de St. Louis, no estado de Missouri, Estados Unidos
Nome comum: Tartaruga-aligátor
Nome científico: Macrochelys temminckii
Tipo: Réptil
Dieta: Carnívora
Coletivo: Bando
Expectativa média de vida na natureza: Entre 20 e 70 anos
Tamanho: 66 centímetros
Peso: 100 quilos
A tartaruga-aligátor, que faz lembrar um animal pré-histórico, é a maior tartaruga de água doce da América do Norte e está entre as maiores do mundo. Com sua carapaça com espículas, mandíbula em formato de bico e cauda espessa com escamas, essa espécie é comumente chamada de “dinossauro do mundo das tartarugas”.
Tamanho e peso
Encontradas quase exclusivamente em rios, canais e lagos do sudeste dos Estados Unidos, as tartarugas-aligátores podem viver entre 50 e 100 anos. Os machos têm em média 66 centímetros de comprimento de carapaça e pesam cerca de 80 quilos, embora alguns ultrapassem 100 quilos. Já as fêmeas, muito menores, pesam no máximo pouco mais de 20 quilos.
Comportamento
As tartarugas-aligátores passam a maior parte da vida na água, exceto quando as fêmeas rastejam cerca de 50 metros terra adentro para nidificar. Podem permanecer submersas entre 40 e 50 minutos antes de emergir para respirar.
A tartaruga-aligátor emprega uma isca natural única como técnica de caça. Sua língua apresenta um pedaço de carne vermelho-vivo que parece uma minhoca. Quando isso é exposto por uma tartaruga imóvel no fundo de um rio, atrai peixes ou sapos curiosos para perto o suficiente para serem abocanhados.
Conservação
As tartarugas-aligátores adultas não possuem predadores naturais além dos seres humanos, que as capturam para alimentação, uso das carapaças e para venda no comércio de animais exóticos. Um declínio acentuado na população devido à caça não regulamentada e à perda de habitat fez com que estados dos Estados Unidos as protegessem na maior parte de sua área de distribuição, e são listadas como uma espécie ameaçada de extinção.