Pode haver uma nova super-Terra orbitando a estrela ao lado

Mudanças sutis no movimento da nossa estrela vizinha, Proxima Centauri, sugerem a possibilidade de ela acomodar não um, mas dois mundos alienígenas.

Por Nadia Drake
Publicado 16 de jan. de 2020, 17:00 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Uma pequena espaçonave acelera em direção ao planeta Proxima Centauri b em uma ilustração do projeto ...
Uma pequena espaçonave acelera em direção ao planeta Proxima Centauri b em uma ilustração do projeto Breakthrough Starshot. Os astrônomos agora acreditam que Proxima b tem um irmão: uma super-Terra, a apenas 4 anos-luz de distância, que pode orbitar a mesma estrela vermelha.
Foto de Art Direction: Jason Treat, NGM Staff; Sean McNaughton

No total, eles tinham aproximadamente 17 anos de dados sobre as agitações e oscilações da estrela. Neles, os cientistas observaram um sinal que poderia representar outro planeta em órbita ao redor da Proxima Centauri. Se estiver lá — e ainda é um enorme “se” — o Proxima c leva um pouco mais de cinco anos terrestres para dar uma volta ao redor de sua estrela, orbitando no equivalente a 1,5 vez a distância entre a Terra e o Sol.

“Essa detecção é muito desafiadora,” conta Del Sordo. “Nos perguntamos diversas vezes se este seria um planeta real. Mas o certo é que, mesmo que esse planeta seja um castelo no ar, devemos continuar trabalhando para colocar bases ainda mais sólidas sob ele.”

Um artigo que descreve a detecção foi enviado a uma revista científica com processo de revisão por pares.

Os cientistas continuarão coletando dados sobre a estrela e planejam usar as informações da sonda espacial Gaia, lançada pela Agência Espacial Europeia, para estudar ainda mais o movimento da Proxima Centauri, refinando a interpretação de suas oscilações. Eles também sugerem que o planeta poderá ser visto diretamente em telescópios futuros.

Ademais, as observações da estrela feitas pelo Atacama Large Millimeter/Submilliter Array, ou ALMA, podem corroborar a possibilidade de vários planetas estarem em órbita: nessas imagens, a Proxima Centauri é cercada por faixas de poeira que são presumivelmente esculpidas por objetos em órbita. Além disso, o ALMA detectou outra fonte brilhante no sistema Proxima, situada aproximadamente à distância em que o Proxima c pode orbitar.

“Existe uma fonte desconhecida — há alguma coisa. Pode ser de outra origem, pode ser ruído; não sabemos,” diz Del Sordo.

“É um resultado realmente incrível — espero que resista à apuração científica dos próximos meses e anos,” diz Rene Heller do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar.

Lauren Weiss, da Universidade do Havaí, sugere que a equipe pode estar observando um sinal causado por uma combinação de outros planetas no sistema, além de ruídos estelares.

“Talvez existam outros planetas, mas não no período relatado para o candidato,” disse ela a Damasso e Del Sordo durante a conferência. “Eu realmente não sei o que podemos fazer, exceto o que você, corretamente, já falou — continuar monitorando… será um longo caminho.”

Ilustração da luz vermelha da estrela Proxima Centauri iluminando a superfície do planeta Proxima b.
Foto de Photo illustration by ESO, M. Kornmesser

Não apenas um, mas dois planetas podem estar orbitando a estrela mais próxima ao nosso Sol, uma pequena anã-vermelha chamada Proxima Centauri, a cerca de 4,24 anos-luz de distância.

“Temos o prazer de lhes mostrar, de forma inédita, o que acreditamos ser um candidato a novo planeta, orbitando Proxima, que chamamos de Proxima c,” anunciou Mario Damasso do Observatório de Turim, na Itália, durante a conferência Breakthrough Discuss de 2019.

“É apenas um candidato,” conta ele. “É muito importante enfatizar isso.”

Se o planeta estiver lá, possui, pelo menos, seis vezes mais massa do que a Terra — caracterizando o que é chamado de super-Terra — e leva 1.936 dias para completar o movimento de translação em torno de sua estrela. Isso significa que a temperatura média da superfície do planeta é fria demais para que exista água em estado líquido.

“Este planeta é habitável? Na verdade não — é muito frio,” afirma Fabio Del Sordo, da Universidade de Creta.

Em 2016, cientistas do projeto Pálido Ponto Vermelho revelaram o primeiro mundo conhecido a orbitar Proxima Centauri — um planeta com, pelo menos, 1,3 vez a massa da Terra e que talvez seja quente o suficiente para ter vida na forma que conhecemos prosperando na superfície. Eles identificaram esse planeta, chamado de Proxima Centauri b, ao estudar como a gravidade dele afeta Proxima Centauri, causando oscilações no movimento da estrela.

Recentemente, Damasso e Del Sordo decidiram rever os dados utilizados na detecção do Proxima b. Eles os processaram de maneira um pouco diferente, removeram os sinais do Proxima b e da atividade estelar intrínseca e adicionaram 61 medições feitas ao longo de 549 dias adicionais pelo espectrógrafo HARPS, montado em um telescópio no Observatório de La Silla, no Chile.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados