Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

Por João Paulo Vicente
Publicado 31 de mar. de 2021, 12:00 BRT
O Planeta Vermelho é uma antiga obsessão dos humanos. "Somos uma espécie de seres inteligentes e ...

O Planeta Vermelho é uma antiga obsessão dos humanos. "Somos uma espécie de seres inteligentes e curiosos; Aristóteles já dizia que sempre queremos saber o que há depois da próxima montanha”, diz Ivair Gontijo.

Foto de Ilustração de Keryma Lourenço

Um dia, mas isso está tão longe de acontecer que é impossível precisar uma data. Essa é a avaliação de Ivair Gontijo – e ele tem cacife para fazê-la. Engenheiro da Nasa, Ivair trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, e faz parte da equipe que construiu o Perseverance, o jipe-robô da agência espacial norte-americana que pousou no Planeta Vermelho em fevereiro.

O Perseverance está coletando e armazenando em tubos de metal uma série de amostras geológicas de Marte. Nos próximos anos, o plano é enviar uma segunda missão para transportá-las até a órbita marciana e, em seguida, uma terceira para resgatar os tubos e trazê-los de volta à Terra.

“Com isso, vamos completar o processo inteiro, ir e voltar de Marte”, diz Ivair. “É claro que com humanos é muito mais complexo, envolve desafios de engenharia gigantescos, mas resolvíveis. É possível imaginar soluções”, afirma.

E é possível imaginar soluções porque é isto que temos feito nos últimos séculos, argumenta o cientista. “Nós somos uma espécie de seres inteligentes e curiosos; Aristóteles já dizia que sempre queremos saber o que há depois da próxima montanha”, diz Ivair. Agora, quando essa montanha é Marte, a descoberta é demorada.

Para os ansiosos, o Perseverance ajuda a dar um gostinho de como é o planeta. Enquanto o jipe-robô anterior enviado até lá, o Curiosity, buscava água e outros elementos que provariam que um dia Marte foi habitável, a missão atual está atrás de carbono. Em outras palavras, provas de que já houve vida por lá.

“Nós estamos investigando rochas sedimentares de três bilhões e meio de anos de idade em busca de material orgânico genuinamente marciano”, conta o engenheiro da Nasa.

Nesse processo, o Perseverance levou para Marte um microfone – parte da SuperCam, dispositivo no qual Ivair trabalhou. Enquanto câmeras de resolução considerável já levam a nossa visão para diversos planetas e cometas do Sistema Solar, é a primeira vez que nossos ouvidos viajam tão longe.

Para Ivair, esse senso de expansão dos nossos sentidos pelo Universo é ainda mais literal. No começo de março, ele recebeu um e-mail de José Antonio Manrique, pesquisador da Universidade de Valladolid, na Espanha, que também trabalhou na SuperCam. Anexada, ia uma das fotos tiradas pelo Perseverance. “Ele dizia: ‘Esse sistema passou pelas nossas mãos! Passou pelas minhas mãos, pelas suas, e agora está lá em Marte!’”, conta Ivair. “É uma sensação muito bacana.”

Para a maior parte de nós, uma sensação ainda muito distante. Para a humanidade, uma sensação que já é real.

#PossoExplicar é o primeiro talk show de ciência do Brasil, apresentado por Miá Mello. Assista todas as quartas, às 21h, no National Geographic.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados