Conheça as maravilhas ocultas do mundo microscópico em imagens

Os vencedores do concurso anual de fotografia Small World, da Nikon, revelam pequenas maravilhas do mundo natural que normalmente estão escondidas dos olhares humanos.

Por Nadia Drake
Publicado 25 de out. de 2022, 10:02 BRT
Um delicado sopro de partículas de fumaça, composto de carbono não queimado da cera de uma ...

Um delicado sopro de partículas de fumaça, composto de carbono não queimado da cera de uma vela, sobe do pavio ainda fumegante. O fotógrafo Ole Bielfeldt criou a imagem em seu estúdio, usando uma velocidade de obturador extremamente rápida (1/8000) e uma fonte de luz LED muito forte.

Foto de Ole Bielfeldt

Ao longo da história, os humanos lutaram para entender as realidades que existem além de nossa percepção natural. Sejam os vibrantes mundos sensoriais que os animais não humanos experimentam, a imensidão do universo observável ou o funcionamento interno do reino microscópico, existem inúmeras maravilhas que os humanos são incapazes de ver diretamente.

Felizmente, as pessoas dominam a arte de ampliar e capturar o minúsculo. E todos os anos, o Small World Photomicrography Competition, da Nikon, celebra imagens que mostram esses mundos diminutos. Para o 48º ano da competição, quatro juízes analisaram cerca de 1300 inscrições e selecionaram um punhado de inscrições que chegaram ao topo.

O vencedor é uma imagem dos pesquisadores da Universidade de Genebra (Suiça), Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que mostra a mão de uma lagartixa gigante embrionária de Madagascar. Criada usando microscopia e costura de imagem, a fotografia é uma vista fluorescente que revela a delicada complexidade da mão da lagartixa, destacando os nervos, tendões, ligamentos, ossos e células sanguíneas que trabalham sinergicamente para ajudar essas criaturas a escalar paredes sem esforço.

Outras imagens capturam um aglomerado de dutos de leite humano, uma nuvem de fumaça e o corpo frutífero de um bolor viscoso – um organismo que parece ter sido arrancado diretamente de uma história de fantasia. Todos os vencedores estão disponíveis para visualização no site da Nikon e, para esta história, a editora de fotos da National Geographic Samantha Clark selecionou 13 imagens que capturaram sua imaginação, demonstraram o poder da microscopia ou a inspiraram a pensar mais profundamente sobre o mundo oculto.

“Ver cara a cara insetos como esse é sempre emocionante. E agora, toda vez que olho para um aspargo, posso pensar neste (inseto)”, diz Clark. “A imagem vencedora da mão embrionária da lagartixa é hipnotizante, com todas as camadas de pele, ossos e vasos sanguíneos. E quem diria que o cólon humano poderia ser tão legal nesta imagem de poder de flor de criptas epiteliais?”

A imagem vencedora deste ano revela o microcosmos anatômico dentro da mão de uma lagartixa gigante embrionária de Madagascar (Phelsuma grandis). A imagem, ampliada 63 vezes, é obra de Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, da Universidade de Genebra, na Suíça.

Foto de Grigorii Timin and Michel Milinkovitch

Esses bulbos emaranhados, ampliados 40 vezes, podem parecer de origem botânica, mas na verdade são estruturas produtoras de leite dentro do tecido mamário humano. Caleb Dawson, do Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research da Austrália, ficou em segundo lugar com esta imagem.

Foto de Caleb Dawson

mais populares

    veja mais
    À esquerda: No alto:

    Não, isto não é Groot, dos Guardiões da Galáxia. É um salpico de cristal líquido altamente ordenado, ampliado 40 vezes e fotografado com um filtro polarizado. Marek Sutkowski, da Universidade de Tecnologia de Varsóvia (Polônia), deu o nome do fotógrafo polonês Benedykt Jerzy Dorys à imagem. "Seu estilo foi inventivo e único nos períodos pré-guerra e pós-guerra na Polônia", escreve Sutkowski, em um e-mail. O título da imagem, Retrato de um homem de uniforme, "é uma honra por suas famosas obras de retrato".

    Foto de Marek Sutkowski
    À direita: Acima:

    Normalmente, estas criaturas podem ser encontradas penduradas num canto, mas esta aranha de adega de corpo longo (Pholcus phalangioides) é o assunto do quarto lugar deste ano. Andrew Posselt da Universidade da Califórnia, São Francisco (Estados Unidos), fez a imagem final costurando mais de 200 fotos individuais, usando um programa de computador que seleciona as porções mais nítidas de cada uma e as combina para produzir o resultado final.

    Foto de Andrew Posselt

    Nesta imagem de Murat Öztürk, um escaravelho tigre – talvez um dos insetos mais rápidos do mundo – se agarra a uma mosca. "É bastante difícil observar este estado selvagem no mundo dos insetos. Ninguém olha para a boca de um inseto com uma lupa", escreve Öztürk, em um e-mail. "Os escaravelhos-tigre têm mandíbulas fortes e afiadas. As chances de sobrevivência das criaturas capturadas por este inseto são muito baixas".

    Foto de Murat Öztürk

    Uma floresta de células cerebrais explode com cores nesta imagem psicodélica da Andrea Tedeschi da Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos), que estuda as lesões traumáticas do cérebro e da medula espinhal. Estes neurônios fazem parte do córtex sensorial-motor de um rato e estão fluorescentes manchados e ampliados 10 vezes.

    Foto de Andrea Tedeschi

    Ampliada 10 vezes, esta pequena torre é uma pilha de ovos de traça capturados por Ye Fei Zhang. "Encontrei estes três ovos de traça em uma folha muito pequena, e eles estavam estranhamente sobrepostos juntos", escreve Zhang, em um e-mail. "Não havia marcas vermelhas na superfície dos ovos de traça quando foram encontrados pela primeira vez. Durante os dois dias seguintes, o interior dos ovos da traça continuou a se desenvolver, e as belas marcas vermelhas apareceram".

    Foto de Ye Fei Zhang

    Este bouquet caleidoscópico é uma seção transversal de um cólon humano normal, povoado por criptas epiteliais. Ampliado 20 vezes, o tecido foi fotografado por Ziad El-Zaatari, um patologista cirúrgico do Hospital Metodista de Houston (Estados Unidos). "É algo que eu costumo ver em minha prática diária", escreve El-Zaatari, em um e-mail. "É uma parte importante do meu trabalho saber como são os tecidos normais, versus o tecido anormal, a fim de reconhecer a doença e dar um diagnóstico preciso".

    Foto de Ziad El-Zaatari

    mais populares

      veja mais
      À esquerda: No alto:

      O quinto lugar este ano vai para uma imagem que parece ter sido arrancada diretamente de uma paisagem fantástica. Esta delicada estrutura é o minúsculo corpo frutífero de um molde de lodo (Lamproderma), um organismo unicelular que muitas vezes parece estar entre os mais estranhos da Terra. "Apesar do nome comum pouco lisonjeiro, os moldes de lodo são organismos surpreendentemente belos", escreve a fotógrafa Alison Pollack, em um e-mail. "As espécies de Lamproderma são minhas favoritas, pois a maioria delas tem belas cores iridescentes azul-púrpura. As da foto estavam em uma folha que encontrei perto de minha casa, depois de uma chuva particularmente forte".

      Foto de Alison Pollack
      À direita: Acima:

      Um vegetal frequentemente mal alinhado, o humilde espargo toma o centro desta imagem do Olivier Leroux da Universidade de Ghent (Bélgica), que descreve a estrutura como "complexa, mas frágil". Protegidas por escamas, as células da ponta do aspargo branco contêm todas as instruções necessárias para gerar os órgãos acima do solo da planta.

      Foto de Olivier Leroux

      Embora esta imagem se assemelhe a uma das enormes tempestades de areia comedora de humanos do romance Duna, de Frank Herbert, a franja de colunas geométricas é realmente uma seção transversal de um intestino com contraste fluorescente de um rato. Conquistando o terceiro lugar no concurso deste ano, a imagem é o trabalho do Satu Paavonsalo e Sinem Karaman da Universidade de Helsinque.

      Foto de Satu Paavonsalo and Sinem Karaman

      Esta imagem, ampliada 60 vezes, captura as cores e texturas marcantes de um osso de dinossauro agatizado. Fotografados por Randy Fullbright, esses fósseis mineralizados são raros.

      Foto de Randy Fullbright

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados