Deep web e dark web: quais são as diferenças e para que servem?

A chamada “dark web” é de particular preocupação para as autoridades de segurança cibernética. Mas, afinal, de que tratam esses conceitos?

Por Redação National Geographic
Publicado 22 de fev. de 2023, 11:19 BRT
A deep web contém sites na maioria benignos, como sua conta de correio eletrônico protegida por ...

A deep web contém sites na maioria benignos, como sua conta de correio eletrônico protegida por assinatura e algumas partes dos serviços de assinatura paga, por exemplo.

Foto de Hannah Reyes Morales

deep web e a dark web são dois conceitos diferentes, mas relacionados. De acordo com a Enciclopédia Britannica (um banco de informações históricas e culturais voltado para a educação mantido por educadores, jornalistas e historiadores do Reino Unido), a dark web, por exemplo, permite buscar conteúdo na internet que os mecanismos de busca padrão não conseguem pesquisar. 

O que é a deep web?

Segundo a Britannica, "a deep web contém principalmente sites que não oferecem risco, como dados de contas de e-mail protegidas por senha, certas informações de serviços de assinatura pagos e sites que só podem ser acessados através de um formulário on-line".

(Você pode se interessar em: O que é Inteligência Artificial?)

O que é a dark web?

Em contraste, a dark web é apenas uma pequena fração da deep web e requer softwares especializados para ser acessada, explica Giacomo Persi Paoli, atualmente chefe do Programa de Segurança e Tecnologia do Instituto das Nações Unidas para Pesquisa de Desarmamento (Unidir) em um artigo publicado no site das Nações Unidas (ONU) em 2018.

"Com o tempo, a dark web se tornou um centro criminoso devido ao anonimato que ela proporciona, criando enormes desafios para a aplicação da lei", diz o artigo da ONU.

Desta forma, a Enciclopédia informa que atividades ilegais na dark web são comuns, pois os usuários podem esconder sua identidade, localização e os dados têm possibilidade de serem transferidos anonimamente.

Entretanto, esse anonimato também é comumente utilizado por denunciantes políticos, ativistas e jornalistas para evitar censura ou represálias políticas, diz a Britannica.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2023 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados