O que é a inteligência artificial?

Computadores estão ficando cada vez mais inteligentes. Mas o que isso significa?

Por Redação National Geographic
Publicado 6 de fev. de 2023, 12:22 BRT

Funcionários de uma empresa de inteligência artificial desenvolvem software de aprendizado de máquina baseado sobre os princípios computacionais do cérebro humano.

Foto de Paolo Woods

inteligência artificial (IA) é a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes, de acordo com um artigo do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, Estados Unidos, intitulado O que é a Inteligência Artificial

Segundo a publicação, o desenvolvimento de máquinas inteligentes está relacionado com a tarefa de usar computadores para entender a inteligência humana e reproduzi-la. Isso quer dizer que a IA é a capacidade de um computador digital ou robô controlado por computador de executar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. 

De acordo com a Enciclopédia Britannica, projetos de IA são sistemas dotados de processos intelectuais característicos dos humanos, como a capacidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com a experiência passada. Um exemplo recente é o ChatGPT, uma ferramenta de linguagem que simula conversas e cria textos que parecem o mais próximo possível de uma interação humana. 

O que é considerado inteligência em máquinas?

O artigo da Stanford define a inteligência como a parte computacional da habilidade de alcançar objetivos. Vários tipos e graus de inteligência ocorrem nas pessoas e em muitos animais.

Nas máquinas, os engenheiros de IA trabalham em compreender os mecanismos de inteligência humana, como que tipos de processos e informações são necessários para realizar uma tarefa e que tipos de problemas o mundo apresenta à inteligência, diz o artigo. 

Então, os engenheiros trabalham para fazer com que os computadores executem alguns desses mecanismos. “Se a máquina for programada para fazer uma tarefa que exige mecanismos de inteligência bem conhecidos, ela pode oferecer um desempenho impressionante”, relata o artigo acadêmico. 

Apesar dos avanços contínuos na velocidade de processamento dos computadores e na capacidade de memória, diz a Enciclopédia Britannica, ainda não existem programas que possam igualar a flexibilidade humana em domínios mais amplos ou em tarefas que exigem muito conhecimento cotidiano. 

Por outro lado, alguns programas atingiram os níveis de desempenho de especialistas humanos e profissionais na execução de determinadas tarefas, de modo que a inteligência artificial é encontrada em aplicações tão diversas quanto diagnósticos médicos, mecanismos de busca de computador e reconhecimento de voz ou caligrafia.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados