O que é a inteligência artificial?

Computadores estão ficando cada vez mais inteligentes. Mas o que isso significa?

Por Redação National Geographic
Publicado 6 de fev. de 2023, 12:22 BRT
Funcionários de uma empresa de inteligência artificial desenvolvem software de aprendizado de máquina baseado sobre os ...

Funcionários de uma empresa de inteligência artificial desenvolvem software de aprendizado de máquina baseado sobre os princípios computacionais do cérebro humano.

Foto de Paolo Woods

inteligência artificial (IA) é a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes, de acordo com um artigo do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, Estados Unidos, intitulado O que é a Inteligência Artificial

Segundo a publicação, o desenvolvimento de máquinas inteligentes está relacionado com a tarefa de usar computadores para entender a inteligência humana e reproduzi-la. Isso quer dizer que a IA é a capacidade de um computador digital ou robô controlado por computador de executar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. 

De acordo com a Enciclopédia Britannica, projetos de IA são sistemas dotados de processos intelectuais característicos dos humanos, como a capacidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com a experiência passada. Um exemplo recente é o ChatGPT, uma ferramenta de linguagem que simula conversas e cria textos que parecem o mais próximo possível de uma interação humana. 

O que é considerado inteligência em máquinas?

O artigo da Stanford define a inteligência como a parte computacional da habilidade de alcançar objetivos. Vários tipos e graus de inteligência ocorrem nas pessoas e em muitos animais.

Nas máquinas, os engenheiros de IA trabalham em compreender os mecanismos de inteligência humana, como que tipos de processos e informações são necessários para realizar uma tarefa e que tipos de problemas o mundo apresenta à inteligência, diz o artigo. 

Então, os engenheiros trabalham para fazer com que os computadores executem alguns desses mecanismos. “Se a máquina for programada para fazer uma tarefa que exige mecanismos de inteligência bem conhecidos, ela pode oferecer um desempenho impressionante”, relata o artigo acadêmico. 

Apesar dos avanços contínuos na velocidade de processamento dos computadores e na capacidade de memória, diz a Enciclopédia Britannica, ainda não existem programas que possam igualar a flexibilidade humana em domínios mais amplos ou em tarefas que exigem muito conhecimento cotidiano. 

Por outro lado, alguns programas atingiram os níveis de desempenho de especialistas humanos e profissionais na execução de determinadas tarefas, de modo que a inteligência artificial é encontrada em aplicações tão diversas quanto diagnósticos médicos, mecanismos de busca de computador e reconhecimento de voz ou caligrafia.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados