O que é e para que serve o Chat GPT

Conheça a capacidade do novo modelo de inteligência artificial que promete revolucionar o setor e já se tornou um fenômeno no mundo da tecnologia.

O ChatGPT é um modelo irmão do InstructGPT, que é treinado para seguir uma instrução em um prompt e fornecer uma resposta detalhada.

Foto de ChatGPT InstructGPT
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de jan. de 2023, 17:21 BRT, Atualizado 22 de jan. de 2024, 15:54 BRT

Quem já tentou conversar com um assistente virtual sabe como a experiência de comunicação com chatbots pode ser limitada. Mas uma nova tecnologia promete revolucionar a experiência de conversação através de sistemas de inteligência artificial que estão sendo considerados revolucionários.

Trata-se do ChatGPT, um modelo de rede neural desenvolvido pela OpenAI, empresa fundada em 2015 nos Estados Unidos por Sam Altman e Elon Musk (que se desligou dela em 2018). O ChatGPT é, basicamente, um robô virtual (um chatbot), mas com muito mais potencial de execução de tarefas.

O programa foi lançado no mercado em novembro de 2022 e segundo a empresa desenvolvedora, a ferramenta é treinada para interagir de forma a proporcionar a experiência mais próxima de uma conversação humana. A ferramenta pode ser testada gratuitamente neste link

Isso significa que, entre as possibilidades de uso, o ChatGPT pode gerar textos em diversos estilos, traduzir para vários idiomas, responder perguntas e entregar ao usuário desde respostas simples até  a geração de textos longos e poéticos. Ele também pode ajudar em tarefas como redação, pesquisa e atendimento ao cliente. 

Como funciona o ChatGPT 

O ChatGPT foi criado a partir da técnica de inteligência artificial conhecida como  Aprendizagem por Reforço de Feedback Humano (RLHF, na sigla em inglês). Segundo a OpenAI, o processo de treinamento da ferramenta consiste em alimentar o chatbot com um grande conjunto de dados de texto e, em seguida, usar esses dados para que ele aprenda padrões dentro do idioma. 

Para isso, os treinadores humanos de IA realizaram conversas em que participavam dos dois lados, tanto do usuário (pergunta) quanto como se fossem o assistente virtual (respostas). Depois de diversas interações, os treinadores classificam as melhores conversas para que a ferramenta aprenda a gerar textos semelhantes. 

Quais são as limitações do ChatGPT

Apesar de impressionante, a ferramenta de inteligência artificial ainda tem limitações. A própria empresa que a criou lista os seguintes problemas:

  • O ChatGPT pode escrever respostas que parecem plausíveis, mas incorretas ou sem sentido. 
  • A ferramenta é sensível a ajustes na frase de pergunta inicial ou várias tentativas do mesmo da mesma pergunta. Por exemplo, dada a formulação de uma frase, o chatbot pode alegar não saber a resposta, mas com um pequeno ajuste no texto, pode responder corretamente.
  • Geralmente, o ChatGPT é excessivamente detalhado e usa certas frases, como reafirmar que ele é uma ferramenta de linguagem treinada.
  • Idealmente, a inteligência artificial faria perguntas esclarecedoras quando o usuário fornecesse uma consulta ambígua. Em vez disso, o bot atual geralmente adivinha o que o usuário pretendia dizer. 

ChatGPT: uma inteligência artificial tão surpreendente quanto preocupante

A capacidade da ferramenta de dar respostas precisas e coerentes em uma simulação quase fiel de textos escritos por humanos é impressionante. Entretanto, preocupações foram levantadas sobre os possíveis usos inadequados da IA. 

Mas de acordo com a OpenAI, o ChatGPT pode responder a instruções prejudiciais ou exibir um comportamento tendencioso, o que é visto como algo problemático. Por exemplo, o bot poderia elaborar rapidamente um rascunho de malware (software malicioso tipicamente usado para ataques hacker) se for solicitado. 

Produção de notícias falsas e fraudes em trabalhos acadêmicos são outros pontos que preocupam. Segundo artigo recente publicado no jornal The New York Times, alguns professores de universidades e escolas estão revendo métodos de avaliação de textos para evitar trabalhos feitos por essa inteligência artificial. 

Segundo a desenvolvedora da tecnologia, esforços têm sido feitos para que o chatbot recuse estas solicitações inapropriadas.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados