#NGXplorers: Giuliana Furci
Aventureira, conservacionista, pesquisadora e exploradora da National Geographic.
A exploradora da National Geographic Giuliana Furci descreveu várias espécies de fungos e fez expedições micológicas a 20 países.
Giuliana Furci é micóloga de campo, fundadora e presidente da Fundação Fungi – a primeira ONG do mundo dedicada exclusivamente à proteção e promoção de fungos. Furci descreveu diversas espécies de fungos e realizou expedições micológicas em cerca de 20 países.
Ela também liderou e foi coautora do artigo que delimita o termo “funga” e lançou a Iniciativa FFF (Fauna, Flora, Funga) para defender o uso de linguagem micologicamente inclusiva em todo o mundo. Sua atuação permitiu a inclusão de fungos na legislação ambiental chilena e possibilitou avaliar o estado de conservação de mais de 80 espécies de fungos.
O currículo de Furci inclui cargos de consultoria em fundações filantrópicas dos Estados Unidos, bem como cargos em período integral em organizações sem fins lucrativos internacionais e chilenas de conservação marinha. Ela também é Associada à Universidade de Harvard, Dama da Ordem da Estrela da Itália e copresidente do Comitê de Conservação de Fungos da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Furci é autora de inúmeras publicações, incluindo uma série de guias de campo sobre fungos chilenos e possui títulos em coautoria, como o primeiro relatório sobre fungos State of the World, da organização Kew, publicado em 2018.
Dados profissionais
AFILIAÇÃO
Desconhecida
ÁREAS TÉCNICAS
Aventureira, conservacionista, pesquisadora