
O que é a Lua Negra? Fenômeno acontece junto com a última noite das Perseidas
O termo "Lua Negra" não é científico: ainda assim, designa de forma popular uma das fases da Lua. No entanto, uma Lua Negra como a prevista para agosto de 2025 só voltará a ocorrer daqui a vários anos.
Observar a Lua é uma tarefa que a humanidade faz desde os tempos mais remotos. Neste agosto de 2025, por sua vez, será possível acompanhar a Lua Negra, prevista para acontecer na última noite da chuva de meteoros Perseidas – um dos destaques astronômicos do mês. Mas afinal, o que é uma Lua Negra?
“Uma Lua Negra é um tipo especial de Lua Nova, assim como uma Lua Azul é um tipo especial de Lua Cheia”, explica o “The Old Farmer's Almanac” (publicação norte-americana que existe desde 1792 e é referência em previsões meteorológicas de longo prazo, dados astronômicos, guias de plantio, entre outros).
No entanto, ressalta a fonte, nenhum desses dois termos (Lua Negra ou Lua Azul) tem origem científica: “ambos são expressões populares para uma ocorrência incomum no calendário lunar”, completa.
Vale ressaltar que tanto a Lua Nova quanto a Lua Cheia estão entre as oito fases pelas quais passa o satélite natural da Terra. “A Lua Nova acontece quando o objeto celeste está localizado entre o Sol e a Terra, de modo que o lado iluminado da Lua está voltado para o Sol e seu lado escuro está voltado para o nosso planeta”, diz um artigo de National Geographic Brasil sobre o tema.
(Sobre temas intrigantes, vale ler também: Descoberta de um DNA egípcio de 4.500 anos revela novos dados sobre sobre os homens da época)

A Lua Negra é um dos momentos do satélite mais difíceis de serem notados a olho nu na Terra.
Quando será a Lua Negra de agosto de 2025?
Segundo dois artigos – um da “The Old Farmer's Almanac” e outro da National Geographic Espanha – a próxima Lua Negra acontece em 23 de agosto, na última noite da chuva de meteoros Perseidas.
Pode parecer frustrante, mas quando a Lua está com seu lado está sem a iluminação do Sol voltado para a Terra, fica mais difícil identificá-la nos céus do nosso planeta. “Neste dia 23 de agosto, a Lua estará tão escura que não será possível vê-la”, diz a NatGeo Espanha. Por isso, a publicação recomenda buscar nos céus a última chuva de Perseidas, que será favorecida pela escuridão.
A NatGeo Espanha também indica que uma Lua Negra como esta “só voltará a ocorrer em 20 de agosto de 2028”.
(Conteúdo relacionado: A Lua pode influenciar a saúde humana? Uma nova pesquisa sugere que sim)

A foto mostra a luz da Lua refratada pela atmosfera terrestre nesta fotografia tirada em 13 de abril de 2025 pela Estação Espacial Internacional, enquanto orbitava em direção ao pôr do sol a 425 km acima da fronteira entre a Bolívia e o Brasil, na América do Sul.
A Lua Negra pode ter mais de um significado
Por outro lado, como a designação “Lua Negra” é uma forma popular de se referir à Lua Nova, diz o “Farmer's Almanac”, a expressão pode se referir a alguns períodos lunares diferentes. Seriam eles:
- Quando aparece a segunda Lua Nova em um mês: esta Lua Negra seria a definição mais comum e usada, de acordo com a fonte. Ela ocorre uma vez a cada 29 meses.
- Quando é a terceira Lua Nova em uma estação de quatro Luas Novas: “cada estação (primavera, verão, outono, inverno) tem três meses e três Luas Novas”, explica a fonte. “No entanto, ocasionalmente (ou seja, a cada 33 meses), há uma estação com quatro Luas Novas. Nesse caso, a terceira Lua Nova é chamada de Lua Negra”, completa o “Farmer's Almanac”.
- Quando não há Luas Novas em um mês: segundo a publicação digital, esse caso só pode acontecer em fevereiro, já que trata-se do um mês mais curto (com 28 dias ou 29 dias a cada quatro anos) do que o mês lunar. “Quando não há Lua Nova em fevereiro, haverá duas Luas Novas em janeiro e março”, diz a fonte. “É uma ocorrência rara (a cada 19 anos, aproximadamente) e a próxima só acontecerá em 2033”, afirma o almanaque.
É importante reforçar que a Lua Negra não é um eclipse lunar. Trata-se apenas de uma designação de uma das fases da Lua. O eclipse, por sua vez, acontece somente quando a Lua e o Sol ficam do mesmo lado do ponto de vista terrestre, em uma mesma linha – como explica a NatGeo Espanha.
