O que aconteceria se o Sol apagasse

A estrela está no meio do seu ciclo de vida: descubra quanto tempo falta para que ela pare de brilhar.

Uma ejeção de massa coronal é capturada usando diferentes comprimentos de onda de luz.

Foto de NASA SDO
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de jan. de 2023, 17:33 BRT

Rochas obtidas em viagens à Lua foram estudadas na Terra e ajudaram a precisar a idade do Sol, que é de aproximadamente 4,5 bilhões de anos, segundo informa a Nasa. 

Ainda de acordo com dados fornecidos pela agência espacial norte-americana, estrelas assim, semelhantes ao Sol, vivem em média entre 9 e 10 bilhões de anos. Portanto, para que o Sol se apagasse faltariam cerca de 5 bilhões de anos, de acordo com os cálculos dos pesquisadores.

À esquerda: No alto:

Ao longo de vários meses em 2002, o Hubble capturou um espetáculo cósmico: um globo irregular de poeira que parecia se expandir em torno da estrela V838 Monocerotis. Na realidade, uma explosão crescente de luz estelar iluminou a nuvem de poeira.

Foto de NASA ESA, H. E. BOND (STSCL)
À direita: Acima:

Nuvens de gás e detritos cercam uma estrela moribunda.

Foto de ESA NASA

O que acontece se o Sol deixar de brilhar

O Sol é uma estrela cujo diâmetro é igual a 1,4 milhão de quilômetros e está localizada no centro do Sistema Solar. Sem a energia e a luz que essa massa de hidrogênio e hélio produz, a existência de vida na Terra seria impossível, indica a Nasa.

Tal como já aconteceu com outras estrelas da Via Láctea, o Sol também ficará sem energia em algum momento e, à medida que ele começar a usar o combustível restante de sua parte interna, se expandirá transformando-se em uma gigante vermelha.

Já as gigantes vermelhas são estrelas que subsistem consumindo outros elementos de sua formação química, como oxigênio, carbono, ferro, entre outros, tal como explica a Agência Espacial Europeia (ESA). Quando chegar nesta fase da vida, o Sol ficará maior, mais frio e  escuro,  e de cor avermelhada.

Quando ocorrer a expansão do Sol, os primeiros planetas a serem engolidos pela estrela serão Mercúrio, Vênus e também a Terra, como adianta a Nasa. A agência também comenta que o Sol deve brilhar por mais 5 bilhões de anos até se tornar uma anã branca – estrelas que já consumiram toda a sua combustão de oxigênio disponível – após ser uma gigante vermelha.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados