Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
NASA
Em um close-up do anel de Einstein, a luz de uma galáxia que está a 4,42 bilhões de anos-luz de distância formou um círculo ao redor da galáxia NGC 6505, que está a apenas 590 milhões de anos-luz de distância.
Durante uma fase de testes em setembro de 2023, o Euclid capturou esta imagem da galáxia NGC 6505. Investigações posteriores revelaram que o telescópio havia capturado uma forte lente gravitacional chamada de anel de Einstein.
Com o zoom em uma das visualizações de campo profundo do Euclid, essa imagem mostra a Nebulosa Olho de Gato, ou NGC 6543, brilhando intensamente em meio a um mar de outras galáxias e estrelas. A nebulosa é o lar de uma estrela moribunda e fica a cerca de 3 mil anos-luz da Terra.
O objetivo do Euclid é mapear as formas, os tamanhos e as posições das galáxias que ele descobre. Esse mapeamento ajudará os cientistas a desvendar a chamada teia cósmica, a vasta rede de filamentos de matéria que conectam grupos de galáxias.
O Telescópio Espacial Euclid está focado no levantamento de cerca de 1/3 do céu noturno ao longo de seus seis anos de operação, mas ele ampliará repetidamente três regiões do céu noturno (destacadas em amarelo na imagem oval acima) para capturar longas exposições do espaço profundo. Seu primeiro zoom nessas regiões revelou 26 milhões de galáxias.
Um dos membros da tripulação da Expedição 30, a bordo da Estação Espacial Internacional, tirou esta fotografia noturna de um meteoro Lyrid, à esquerda do centro. A estação espacial estava sobre o Golfo do México e muitas cidades costeiras de vários estados são visíveis.
Saturno compartilha seu espaço com sua lua Tétis nesta cena capturada pela espaçonave Cassini da Nasa. Tétis pode ser vista acima dos anéis, perto do meio da imagem. Essa vista olha para o lado norte, iluminado pelo Sol, dos anéis, logo acima do plano dos anéis.
Os efeitos da pequena lua Prometeu se destacam em dois dos anéis de Saturno nesta imagem tirada pela sonda Cassini da Nasa, pouco antes do equinócio de agosto de 2009 em Saturno.
A lua de Saturno, Mimas, aparece por trás do lado noturno da lua maior, Dione, nesta imagem capturada pela sonda Cassini da Nasa durante seu sobrevoo em dezembro de 2011.
A lua de Saturno, Rhea, paira sobre uma Epimeteu menor e mais distante em um fundo impressionante de planeta e anéis. Na verdade, as duas luas não estão próximas uma da outra.