Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
NASA
Saturno também será destaque entre os fenômenos astronômicos de setembro.
A foto mostra a luz da Lua refratada pela atmosfera terrestre nesta fotografia tirada em 13 de abril de 2025 pela Estação Espacial Internacional, enquanto orbitava em direção ao pôr do sol a 425 km acima da fronteira entre a Bolívia e o Brasil, na América do Sul.
A Lua Negra é um dos momentos do satélite mais difíceis de serem notados a olho nu na Terra.
Após alguns dias da Expedição 44 — e quatro meses de seu “ano no espaço” —, o astronauta da Nasa Scott Kelly tirou esta foto do Japão à noite, em 25 de julho de 2015.
Em julho de 2009, o ônibus espacial Endeavour acoplou-se à ISS, levando à maior aglomeração já vista na estação até então: 13 pessoas compartilhando o laboratório orbital, oito das quais estão retratadas aqui na hora da refeição.
O astronauta Koichi Wakata, da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa), engenheiro de voo da Expedição 38, faz exercícios no avançado aparelho de exercícios resistivos (aRED) da ISS.
Antes de retornar à Terra em abril de 2020, a astronauta da Nasa e engenheira de voo da Expedição 61/62, Jessica Meir, tocou saxofone alto na cúpula com muitas janelas da ISS.
Em 2007, os astronautas da Nasa, Scott Parazynski e Doug Wheelock (fora do quadro), realizaram uma caminhada espacial de sete horas e 19 minutos para reparar um rasgo de 76 cm em um dos painéis solares da ISS. Os astronautas tiveram que usar um conjunto caseiro de estabilizadores “cufflink” para consertar o dano.
Nesta imagem de dezembro de 2000, os membros da tripulação da Expedição 1 — os primeiros habitantes permanentes da ISS — preparam-se para comer laranjas frescas. A tripulação incluía o cosmonauta russo Yuri Gidzenko (à esquerda), o astronauta americano William Shepherd (ao centro) e o cosmonauta russo Sergei Krikalev (à direita).
Pairando sobre a Terra e sua fina atmosfera azul, a Estação Espacial Internacional aparece em grande destaque nesta foto tirada em outubro de 2018 por três membros da tripulação que estavam deixando a estação. Um triunfo tecnológico e diplomático, a ISS mantém pessoas vivendo e trabalhando em órbita todos os dias desde 2 de novembro de 2000.