Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Saúde
Busca
fechar
Menu
Explorar
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Saúde
Foto do dia
Fotografia
VÍDEO
INSCRIÇÃO
Assine a newsletter
Assine a newsletter
Disney+
Disney+
Mais National Geographic
Assuntos, autores e fotógrafos
Exploradores
INSCRIÇÃO
Assine a newsletter
Assine a newsletter
Disney+
Disney+
Termos de uso
Política de privacidade
Sobre National Geographic
Anúncios com base em interesses
Proteção de dados no Brasil
fechar
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Saúde
Página do Fotógrafo
NASA
Outro robô projetado pela Nasa chamado Rassor (abreviação de Regolith Advanced Surface Systems Operations Robot) foi o precursor do modelo ISRU.
A Nasa está desenvolvendo sua Escavadeira Piloto ISRU (mostrada aqui em uma caixa com regolito lunar simulado ou solo) para extrair água e outros recursos na Lua. O robô autônomo pode funcionar tanto como uma escavadeira quanto como um caminhão basculante.
Localizar a água da Lua é o primeiro passo. O polo sul (mostrado) é de particular interesse porque grande parte dele permanece na sombra e evidências de orbitadores sugerem que ele contém gelo.
A água será um recurso extremamente importante na Lua para a hidratação dos astronautas, o cultivo de alimentos e, potencialmente, a produção de combustível para foguetes. Alguns dos locais mais promissores onde podemos encontrar água são as crateras permanentemente sombreadas na superfície lunar.
As rochas e o pó de Bennu têm cerca de 4,5 bilhões de anos.
A sonda espacial OSIRIS-REx passou dois anos observando o asteróide Bennu antes de coletar uma amostra em 2020.
O astrônomo, astrofísico, escritor e divulgador científico Carl Sagan marcou a ciência por meio de seus estudos, descobertas, colaborações com missões da Nasa, livros best-sellers e, ainda, por criar um programa televisivo que popularizou o conhecimento científico.
O Telescópio Espacial James Webb da Nasa proporcionou aos astrônomos a visão mais nítida da origem da GRB 250702B, uma galáxia grande e extremamente empoeirada a cerca de oito bilhões de anos-luz da Terra. Na imagem ampliada, a posição da explosão (indicada por marcas) próxima à borda superior da faixa escura de poeira da galáxia elimina a possibilidade de que a explosão estivesse associada ao buraco negro supermassivo no núcleo da galáxia.
A bactéria Tersicoccus phoenicis recebeu esse nome em referência à sua descoberta em salas limpas (“Tersi”, que significa limpo em latim), ao formato de suas células (“Coccus”, que significa baga em grego) e ao módulo de pouso Phoenix Mars, no qual os engenheiros trabalhavam na sala do Centro Espacial Kennedy onde ela foi originalmente encontrada. Na imagem acima, cada uma das células bacterianas tem cerca de um micrômetro, ou mícron, de diâmetro (cerca de 0,00004 polegada).
O Telescópio Espacial Hubble capturou esta imagem do cometa 3I/Atlas, apenas o terceiro objeto interestelar já observado em nosso sistema solar. Os cientistas também utilizaram dados do Hubble para estimar seu tamanho e velocidade.