Quais são as fases da Lua?
A aparência do satélite natural da Terra muda à medida que ele orbita o nosso planeta. Saiba por que isso acontece.
A Lua Cheia paira sobre o ecossistema único do parque Yellowstone no estado de Montana, Estados Unidos. Durante essa fase, o satélite natural da Terra aparece totalmente iluminado.
A Lua, que tem até um dia internacional dedicado a ela, é o satélite natural terrestre e segue um ciclo constante orbitando em torno do nosso planeta. Localizada a uma distância média de 384 mil 399 quilômetros da Terra, o corpo celeste completa uma trajetória ao redor do planeta aproximadamente a cada 29,5 dias, em um movimento elíptico.
Durante esse período, a Lua passa por diversas fases, em um processo que se repete continuamente, como explica a Nasa, a agência espacial estadunidense dedicada à exploração espacial, descoberta científica e pesquisa aeronáutica.
(Você pode se interessar por: "Quantos testes nucleares já foram realizados até hoje?)
Afinal, quantas fases tem a Lua?
“Assim como a Terra, a Lua tem um lado diurno e um lado noturno (ou lado escuro, que não pode ser visto do nosso planeta), os quais mudam à medida que ela gira. O Sol sempre ilumina metade da Lua, enquanto sua outra metade permanece escura. Mas a quantidade de luz que se pode ver no satélite varia à medida que a Lua gira em torno de sua órbita”, explica a Nasa.
A Nasa explica que, no total, são oito as fases da Lua. National Geographic detalha quais seriam esses períodos do satélite no Espaço.
A Lua Crescente Minguante vista do Hemisfério Norte (à esquerda) e do Hemisfério Sul (à direita), em um registro da Nasa de 8 de março de 2021.
As oito fases da Lua de acordo com a Nasa
1. Lua Nova: durante esse período, o objeto celeste está localizado entre o Sol e a Terra, de modo que o lado iluminado da Lua está voltado para o Sol e seu lado escuro está voltado para o nosso planeta. Portanto, na Lua Nova o satélite não é completamente visível da Terra. Essa fase é assim chamada porque é o início do ciclo lunar, explica o Farmer's Almanac, uma plataforma de conhecimento publicada nos Estados Unidos em livro desde 1818 e que possui versão online.
2. Lua Crescente: mostra o satélite como uma fina faixa prateada no céu. Nessa fase, a metade iluminada da Lua está voltada para longe da Terra, e apenas uma pequena parte dela é visível. À medida que a fase crescente avança, essa faixa se expande, diz a agência espacial.
3. Quarto Crescente: essa fase da Lua ocorre quando ela percorre, aproximadamente, um quarto de sua órbita mensal. Nesse estágio, vê-se metade do satélite iluminado, embora seja, na verdade, apenas metade da metade iluminada da Lua, como explica a Nasa.
4. Lua Crescente Gibosa: nesta etapa, a maior parte do lado diurno da Lua é visível e aparece mais brilhante no céu à medida que o lado iluminado da lua aumenta, aproximando-se da fase de Lua Cheia.
(Talvez você também se interesse por: O que é uma Superlua? Saiba mais sobre o fenômeno)
5. Lua Cheia: acontece no momento em que é possível ver toda a face da Lua iluminada pela Terra, cerca de 15 dias após a ocorrência da Lua Nova. “Ela acontece quando o satélite está novamente alinhado com a Terra e o Sol, assim como na fase de Lua Nova. Mas, desta vez, o satélite está no lado oposto da Terra”, diz o Farmers' Almanac.
6. Lua Minguante Gibosa: quando o satélite começa sua “viagem de volta” em direção ao Sol, ele entra nessa fase. Aqui, o lado iluminado parece ficar menor, mas, na realidade a estrela está se movendo para fora da vista.
7. Quarto Minguante: mostra a metade iluminada da Lua desde a perspectiva da Terra. Novamente parece uma Lua Crescente, embora aqui o satélite esteja se movendo em direção à fase de Lua Nova em vez de crescer em direção à fase de Lua Cheia, diz a agência estadunidense.
8. Lua Minguante: finalmente o ciclo se fecha quando o satélite da Terra se aproxima do ponto em sua órbita em que seu lado diurno está novamente voltado para o Sol. Da Terra, é possível ver apenas uma fina curva de luz, à medida que ela continua em seu caminho de volta para a fase de Lua Nova.
Deve-se observar que o mundo todo vê as mesmas fases da Lua. Entretanto, as pessoas localizadas ao norte e ao sul da Linha do Equador veem a fase atual da Lua de ângulos diferentes. Por exemplo, visto do Hemisfério Norte, um Crescente Minguante aparece no lado esquerdo do satélite, mas no Sul, o crescente aparece à direita.