Fernando Trujillo.
Fernando Trujillo é sócio-fundador da Fundação Omacha, biólogo marinho pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, na Colômbia, com mestrado em ciências ambientais pela Universidade de Greenwich, na Inglaterra, e doutorado em zoologia pela Universidade de Aberdeen, Escócia.
Especialista em ecologia aquática com ênfase em vertebrados aquáticos, ele desenvolveu planos de manejo de áreas protegidas e espécies ameaçadas, planos de monitoramento de fauna e avaliações de impacto ambiental.
Também participou do desenvolvimento de acordos relacionados a regulamentos de pesca e regulamentos sobre toxinas em sistemas aquáticos e pântanos.
Fernando é copresidente do subcomitê de pequenos cetáceos da Comissão Internacional das Baleias e membro do grupo de especialistas em cetáceos e lontras da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Ele liderou e participou de mais de 40 expedições científicas em diferentes regiões do mundo (América do Sul, Ásia e Antártica).
Seu grande hobby é a fotografia e ele se define como expedicionário e biólogo de campo que tem necessidade de estar em contato frequente com a natureza.
Recebeu diversos prêmios e distinções, entre os quais se destaca o Whitley Gold Award 2007, um dos reconhecimentos ambientais mais prestigiados, de nível internacional, por seu trabalho em prol da conservação dos botos.
O explorador é membro da Academia Colombiana de Ciências Exatas, Físicas e Naturais, da Comissão de Áreas Protegidas, bem como do Painel Científico da Amazônia na Colômbia.