Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Hiroki Kobayashi
Na foto se vê um festival de lanternas, um importante costume no Japão, durante a comemoração do Ano Novo Lunar.
Setenta e cinco anos após o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos, estes artefatos ainda mostram a intensidade da explosão nuclear: um relógio de bolso que parou às 11h02, momento em que a bomba atingiu Nagasaki.
Setenta e cinco anos após o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos, estes artefatos ainda mostram a intensidade da explosão nuclear: uma estátua de metal de Buda derretida e um relógio de bolso que parou às 11h02, momento em que a bomba atingiu Nagasaki. (Leia mais sobre o legado da bomba atômica, em inglês)
Joji Fukahori, de quatorze anos, estava estudando em sua escola secundária, a quase três quilômetros do epicentro, em 9 de agosto de 1945. Embora ele tenha sobrevivido, sua mãe, irmã e um irmão mais novo morreram instantaneamente. Uma semana depois, o outro irmão sobrevivente ordenou que Fukahori não morresse também, antes de ele mesmo morrer.
Memorial na área externa da Escola de Ensino Fundamental de Shiroyama em homenagem aos 1,45 mil alunos perdidos na explosão. Atualmente, milhares de alunos de todo o Japão visitam a escola para aprender a história do bombardeio de Nagasaki.
Os ponteiros deste relógio de bolso recolhido em Nagasaki pararam às 11h02 da manhã —momento da explosão da bomba atômica em 9 de agosto de 1945.
No dia 9 de cada mês, os católicos da Catedral de Urakami, em Nagasaki, realizam uma missa e rezam em memória das vítimas da bomba atômica. A bomba atômica foi detonada no centro da comunidade católica no bairro de Urakami.
As vítimas da bomba descansam em paz em um cemitério na colina de um terreno arborizado do templo Mitaki, do século 9. O nome deriva de três cachoeiras próximas, cuja água é oferecida na cerimônia anual do Memorial da Paz de Hiroshima.
Pequeno monumento no centro de Hiroshima revela como a área ficou após a bomba reduzir a cidade a pedaços de concreto e escombros. Mas o renascimento foi rápido. Um sinal: o serviço limitado de bonde foi restaurado em menos de um ano.
O calor gerado pela bomba foi tão intenso - milhões de graus no ponto de detonação - que derreteu objetos de metal, incluindo esta estátua de Buda de um templo próximo ao marco zero.