Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Jimmy Chin
YOSEMITE, CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS Por uma década, antes de Alex Honnold fazer seu famoso solo livre no El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite - escalando a parede de rocha mais famosa do planeta, isto é, sozinho e sem cordas - o fotógrafo Jimmy Chin costumava escalar com ele. Como parte da equipe que documentava a escalada de Honnold em junho de 2017 para o filme da National Geographic "Free Solo", Chin se forçou para se concentrar enquanto seu amigo, a 500 metros acima do solo, negociava os arremessos finais. "As apostas não poderiam ter sido maiores neste momento", diz Chin. "Representa alcançar o impossível, o sublime: perfeição."
Com o vale de Yosemite, na Califórnia, bem abaixo, Alex Honnold faz solo livre — o que significa escalar sem cordas ou equipamento de segurança — agarrando-se a uma fenda no alto da face sudoeste do El Capitan, com altitude de cerca de 900 metros. Antes de realizar a façanha em 3 de junho de 2017, Honnold passou quase uma década refletindo sobre a escalada e mais de um ano e meio planejando e treinando para ela.
Com o Vale Yosemite, na Califórnia, bem abaixo dele, Alex Honnold avança na escalada solo – ou seja, sem cordas ou equipamentos de segurança – na face sudoeste do El Capitan, com 900 metros. Foi a realização de um sonho de dez anos.
Na escalada solo, a força nos dedos pode significar a diferença entre a vida e a morte. Honnold executava uma sequência de 90 minutos no fingerboard a cada dois dias, em sua van, que durante anos foi seu acampamento-base móvel.
Honnold, de 33 anos, ouve música e escova os dentes enquanto se prepara para um dia de escalada no Alto Atlas, uma cordilheira no Marrocos em que ele esteve em preparação para o El Capitan.
Segurando todo o seu equipamento de escalada – os sapatos e o saco de magnésio –, Honnold está no topo do El Capitan quatro horas depois de haver começado a subir. “No fundo, eu estava um pouco nervoso”, disse ele depois. “Poxa, é um baita paredão acima de você.” Então, o que vem a seguir? “Eu ainda quero novos desafios. Você não se aposenta assim que desce.”
Honnold espia pela beirada de Taft Point, do outro lado do Vale Yosemite a partir da escarpa de granito conhecida como El Capitan. Todos os anos, Honnold dedica vários meses à escalada dos paredões e boulders do parque. “Yosemite”, diz ele, “é meu lugar favorito.”
Honnold come um lanche com sua mãe na cozinha de sua casa de infância em Sacramento, Califórnia.
Com cordas, Honnold treina na via do El Capitan que escalaria solo depois. A Freerider põe à prova todas as partes do corpo de um alpinista – dos dedos das mãos aos dos pés –, assim como a resistência mental e física.
Jimmy Chin tirou essa fotografia de Alex Honnold ao se aproximar do topo do El Capitan.