Descobertas ruínas de fortaleza submersas em lago turco

O vídeo mostra as ruínas escondidas sob a superfície do lago de Van, o maior da Turquia.

Por Sarah Gibbens
Publicado 17 de nov. de 2017, 16:20 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Fortaleza submersa de 3 mil anos é encontrada em lago na Turquia
Arqueólogos encontraram uma fortaleza de 3 mil anos no Lago de Van, na Turquia. Provavelmente pertenceu à civilização Urartu e estava esquecida até a descoberta.

Da superfície, o lago de Van, na Turquia, parece como qualquer outro grande corpo de água. O maior lago do país fica na parte leste, perto do Irã. Ele reluz uma cor azul impressionante e é atração turística, beneficiando cidades ao redor de sua borda. Mas abaixo da superfície espreita outra cidade, invisível por milhares de anos.

Em mergulho para explorar o lago, arqueólogos da Universidade Van Yüzüncü Yil e uma equipe de mergulhadores independentes encontraram uma fortaleza subaquática.

Em entrevista para a agência turca Andalou, o chefe da equipe de mergulho, Tahsin Ceylan, contou que outros arqueólogos familiarizados com a região disseram que encontrariam pouca coisa dentro da água.

Mas a equipe prosseguiu com as pesquisas baseadas em rumores locais de que as ruínas antigas estavam escondidas sob a água.

[Veja também:  Disco misterioso é encontrado em naufrágio da Grécia Antiga]

Em conversa com a imprensa local, Ceylan disse que o sítio arqueológico abrange cerca de 1 quilômetro. As seções visíveis das paredes da fortaleza variam de 3 a 4 metros de altura.

Vídeo filmado por Ceylan mostra os arqueólogos nadando dentro do lago azul turquesa. Grandes pedras empilhadas como uma parede de tijolo perfuram as águas do lago. As estruturas remanescentes da fortaleza variam de pilhas soltas de pedras até paredes quadradas lisas.

Com base em avaliações visuais, a equipe estima que os restos tenham aproximadamente 3 mil anos, o que significa que podem ter sido construídos durante o período Urartiano, na Idade do Ferro da região.

Urartu era uma antiga nação que compunha a Turquia moderna, a Armênia e o Irã. De acordo com o Departamento de Arte do Oriente Próximo do Met (Metropolitan Museum of Art, de Nova York), o lago de Van era um núcleo para a sociedade antiga. Uma inscrição em rocha, o registro de Urartu mais antigo já documentado, pode ser encontrado em Van.

Os arqueólogos acreditam que o aumento dos níveis do lago cobriu lentamente a cidade ao longo do tempo. As grandes ruínas da aldeia desse período também podem ser encontradas em torno das bordas do lago, acima do nível atual da água.

Arqueólogos e mergulhadores planejam continuar a explorar o lago para aprender mais sobre os antigos vestígios.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados