Conheça quatro curiosidades sobre o Dia de São Patrício

Apesar das origens irlandesas, a celebração conseguiu transcender fronteiras e agora é celebrada em muitas partes do mundo. Receitas clássicas, cerveja e muito verde fazem parte da data.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de mar. de 2023, 13:46 BRT
Prédios coloridos e navios antigos margeiam o porto, com uma catedral ao fundo. Cobh, Condado de ...

Prédios coloridos e navios antigos margeiam o porto, com uma catedral ao fundo. Cobh, Condado de Cork, Irlanda.

Foto de SHUTTERSTOCK

Ano a ano, em todo 17 de março as principais capitais do mundo se enchem de verde e agitam bandeiras para comemorar o orgulho de ser irlandês e venerar São Patrício, seu padroeiro

Em 2023, o governo irlandês anunciou que as celebrações do Dia de São Patrício se destinam a promover os interesses da Irlanda e incentivar o turismo no país ao redor do mundo. 

Conheça quatro curiosidades sobre a data:

1. A cor verde 

Segundo o site Tourism Ireland, agência responsável por promover o turismo no país, o uso da cor verde esmeralda é fonte de orgulho nacional. É uma marca da identidade e do patrimônio do povo irlandês e está ligada ao trevo, planta que símbolo do país.

O rio Chicago foi tingido de verde para o Dia de São Patrício. Chicago, Illinois, Estados Unidos.

Foto de SHUTTERSTOCK

2. O significado do trevo para São Patrício

A lenda de São Patrício diz que o santo usou o trevo de três folhas, o shamrock, como uma metáfora para explicar ao povo da Irlanda o significado da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Hoje, os irlandeses colocam cachos de trevos em suas portas em homenagem a São Patrício. A planta também representa um símbolo da identidade irlandesa, assim como a cor verde. 

3. O Dia de São Patrício é um Dia Santo

Para a Igreja Católica, o dia 17 de março é um Dia do Santo, pois é lembrada a morte de São Patrício da Irlanda, santo padroeiro da ilha europeia. O santo foi quem promoveu o cristianismo em toda a região e, de acordo com o site oficial do governo irlandês, acredita-se que sua terra natal não foi a Irlanda, mas sim o País de Gales ou a Escócia. 

Muitos peregrinos participam da missa de São Patrício durante a celebração do santo padroeiro e realizam atividades em lugares associados a ele, tais como uma caminhada pela montanha Croagh Patrick, no Condado de Mayo, ou a montanha Slemish, no Condado de Antrim. 

4. Comida e bebida do Dia de São Patrício

Uma atividade típica do Dia de São Patrício é ir a um pub local e tomar uma cerveja Guinness, um café ou uísque irlandeses ao ritmo da música tradicional do país, observa a agência turística local.

Os irlandeses costumam começar o feriado com um café da manhã saboroso, incluindo salsichas, ovos, bacon, pudim preto, pão de batata e pão com soda. Outro pão popular da ilha é o barmbrack, feito com uvas passas. 

Finalmente, segundo a Tourism Ireland, o guisado irlandês é um prato clássico desta celebração. Esta refeição é normalmente preparada com cordeiro, cenoura, cebola, batata e outros vegetais.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados