Os 5 fatos históricos que você deve saber sobre a Primeira Guerra Mundial

O grande conflito ocorreu entre 1914 e 1918 e envolveu países de diferentes continentes.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de mai. de 2023, 13:17 BRT
Vista dos restos de um vilarejo após a Primeira Guerra Mundial.

Vista dos restos de um vilarejo após a Primeira Guerra Mundial.

Foto de Jules Gervais Courtellemont

A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como a Grande Guerra, foi o primeiro grande conflito internacional do século 20 e um dos mais destrutivos da história moderna.

1. Como começou a Primeira Guerra Mundial 

De acordo com a Enciclopédia do Holocausto do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, a causa que desencadeou a eclosão da Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro da coroa austro-húngara, e de sua esposa, a arquiduquesa Sophie, em 28 de julho de 1914, na cidade de Sarajevo.

De acordo com a Enciclopédia Britannica (plataforma inglesa de ensino), o assassinato foi realizado por Gavrilo Princip, um nacionalista eslavo que tinha como objetivo libertar os eslavos do sul do antigo império Império Austro-Húngaro.

Esse império usou o assassinato como desculpa para resolver sua disputa com a Sérvia e, em julho de 1914, declarou a guerra. Ambas as nações contaram com o apoio de outros países e, em uma semana, a maior parte da Europa estava envolvida no conflito, explica a Britannica.

2. Quem lutou na Primeira Guerra Mundial

O confronto colocou as chamadas Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano) contra os Aliados (França, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, Japão e, a partir de 1917, os Estados Unidos). 

3. O momento em que os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra

Os Estados Unidos haviam estabelecido uma política de neutralidade, embora fornecesse armas e mercadorias aos Aliados, observa a Britannica. O país entrou oficialmente na guerra em abril de 1917.

O primeiro precedente para essa entrada foi o ataque submarino ao transatlântico britânico Lusitania, em 7 de maio de 1915, durante uma viagem de Nova York para a Inglaterra, na qual haviam passageiros norte-americanos a bordo. O navio transportava munições, portanto a Alemanha sentiu-se justificada em tratá-lo como um alvo legítimo em uma zona de guerra, explica a Britannica.

Depois disso, Woodrow Wilson, o presidente dos Estados Unidos na época, exigiu um pedido de desculpas da Alemanha pelo ataque e pediu que o país limitasse a guerra submarina, uma promessa que a Alemanha manteve até 1917, quando retomou esse tipo de ofensiva.

Os Estados Unidos entraram na guerra em 6 de abril, depois que a Alemanha retomou a guerra submarina e após a descoberta de um telegrama no qual o chanceler alemão Arthur Zimmermann propunha uma aliança entre o México e a Alemanha caso os Estados Unidos entrassem em guerra.

Um visitante é visto dentro da exposição sobre a Primeira Guerra Mundial no Museu de História Nacional em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina, em 15 de outubro de 2014. O Museu de História Nacional funciona por um fio, nunca foi reparado adequadamente após o cerco de 1992-1995
com mais do que a manutenção mínima, e fechou suas portas brevemente em 2004 por seis meses para chamar a atenção para a terrível situação enfrentada pelos museus na Bósnia após a guerra.

Foto de Amanda Rivkin

4. A Primeira Guerra Mundial teve grandes perdas humanas

A Grande Guerra foi a mais sangrenta da história do mundo até aquele momento da história, indicam dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Acredita-se que 8,5 milhões de vidas foram perdidas. A Rússia sofreu as maiores perdas, com 1,7 milhão de pessoas mortas, quase 5 milhões de feridos e 2,5 milhões de capturados ou desaparecidos. 

Por sua vez, a Enciclopédia do Holocausto comenta que, como resultado das hostilidades, quase dez milhões de soldados morreram e cerca de 21 milhões foram feridos em combate. Ela também estima que cerca de 13 milhões de não-combatentes pereceram como consequência direta ou indireta do conflito.

(Talvez você também se interesse por: Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial?)

5. Durante a Primeira Guerra Mundial, novas armas foram implementadas

O Museu Memorial do Holocausto explica que a perda de vidas resultou, pelo menos em parte, na introdução de novas armas nos conflitos, como por exemplo a metralhadora. 

Armas químicas também foram utilizadas, como informa a ONU sobre o fato histórico. Os alemães foram os primeiros a usar este tipo de artefato em 1915, na Bélgica, durante a Batalha de Ypres. 

De acordo com as estimativas da ONU, 124 mil toneladas de substâncias tóxicas, incluindo cloro e o chamado "gás mostarda", foram liberadas durante os combates. Como resultado, cerca de 90 mil soldados morreram de envenenamento por gás. Enquanto quase 1 milhão perderam a visão ou sofreram ferimentos graves.

Apesar de seus efeitos, o uso dessas armas só foi proibido após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW) monitora esta conformidade.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados