Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial?
Muitas igrejas foram destruídas durante a ocupação nazista de Kyiv, na Ucrânia.
A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais importantes do século 20 e ocorreu entre 1939 e 1945. Durante a guerra, os sistemas político, social e econômico de muitos países foram afetados. Mas quais foram seus impactos a longo prazo?
O artigo Os efeitos da Segunda Guerra Mundial nos resultados econômicos e de saúde em toda a Europa, publicado em The Review of Economics and Statistics, aborda as consequências a longo prazo no campo socioeconômico e na saúde dos europeus. Os autores (Iris Kesternich, Bettina M. Siflinger, James P. Smith, Joachim Winter) encontraram fortes efeitos para quatro categorias analisadas: fome, perda de propriedade, perseguição e ausência da figura paterna.
Consequências sociais da Segunda Guerra Mundial
Segundo o artigo, não só os soldados foram afetados pela guerra, mas os civis também sofreram as consequências do combate. Entre eles, aproximadamente metade de todas as vítimas europeias, entre 9,8 e 10,4 milhões de pessoas, foram mortas por razões políticas ou raciais pelo regime nazista.
Mala do infante Thomas Fischer, vítima do campo de extermínio de Auschwitz, Polônia.
Outro apontamento é que muitas mulheres não se casaram e muitos filhos cresceram sem o pai, já que foram principalmente os homens que morreram durante a guerra. Este viés masculino nas mortes se concentrou entre os soldados, já que as mortes de civis e do Holocausto foram, em grande parte, neutras em termos de gênero.
Durante a Segunda Guerra Mundial, "milhões de judeus, mas também opositores do regime nazista, foram expropriados e frequentemente enviados para campos de concentração, onde morreram". Ao mesmo tempo, as mudanças nas fronteiras, muitas vezes, induziram milhões a deixar seus locais de residência e fugir.
Além disso, a publicação observa que a experiência da guerra também está associada a menos anos de educação e menor satisfação com a vida.
O artigo também mostra o impacto na força de trabalho feminina. Aproximadamente "metade das mulheres que incorporaram a força de trabalho durante a guerra permaneceu no final dela, proporcionando um possível aumento exógeno na oferta de mão-de-obra feminina".
Consequências econômicas e políticas da Segunda Guerra Mundial
"O impacto imediato da Segunda Guerra Mundial foi aparentemente bastante destrutivo para os países envolvidos, especialmente para os perdedores (Alemanha, Japão e Itália)". No entanto, esta situação foi invertida nos anos seguintes.
"Ao contrário da Primeira Guerra Mundial, que pouco se resolveu, a Segunda Guerra Mundial contribuiu para a construção de nações na Europa", e a parte ocidental do continente estabeleceu regimes democráticos permanentes.