Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial?

Todas as áreas foram afetadas pela guerra, a curto e longo prazo.

Muitas igrejas foram destruídas durante a ocupação nazista de Kyiv, na Ucrânia.

Foto de EDDY GILMORE
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de nov. de 2022 14:41 BRT

A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais importantes do século 20 e ocorreu entre 1939 e 1945. Durante a guerra, os sistemas político, social e econômico de muitos países foram afetados. Mas quais foram seus impactos a longo prazo?

O artigo Os efeitos da Segunda Guerra Mundial nos resultados econômicos e de saúde em toda a Europa, publicado em The Review of Economics and Statistics, aborda as consequências a longo prazo no campo socioeconômico e na saúde dos europeus. Os autores (Iris Kesternich, Bettina M. Siflinger, James P. Smith, Joachim Winter) encontraram fortes efeitos para quatro categorias analisadas: fome, perda de propriedade, perseguição e ausência da figura paterna.

Consequências sociais da Segunda Guerra Mundial

Segundo o artigo, não só os soldados foram afetados pela guerra, mas os civis também sofreram as consequências do combate. Entre eles, aproximadamente metade de todas as vítimas europeias, entre 9,8 e 10,4 milhões de pessoas, foram mortas por razões políticas ou raciais pelo regime nazista.

Além disso, o documento afirma que esta guerra causou graves crises de fome. Como consequência, também aumentou a probabilidade de doenças cardíacas, diabetes e depressão. "As pessoas que passaram pela guerra ou combate têm uma saúde significativamente pior do que as que não a experienciaram".

Mala do infante Thomas Fischer, vítima do campo de extermínio de Auschwitz, Polônia.

Foto de James P. Blair

Outro apontamento é que muitas mulheres não se casaram e muitos filhos cresceram sem o pai, já que foram principalmente os homens que morreram durante a guerra. Este viés masculino nas mortes se concentrou entre os soldados, já que as mortes de civis e do Holocausto foram, em grande parte, neutras em termos de gênero.

Durante a Segunda Guerra Mundial, "milhões de judeus, mas também opositores do regime nazista, foram expropriados e frequentemente enviados para campos de concentração, onde morreram". Ao mesmo tempo, as mudanças nas fronteiras, muitas vezes, induziram milhões a deixar seus locais de residência e fugir.

Além disso, a publicação observa que a experiência da guerra também está associada a menos anos de educação e menor satisfação com a vida. 

O artigo também mostra o impacto na força de trabalho feminina. Aproximadamente "metade das mulheres que incorporaram a força de trabalho durante a guerra permaneceu no final dela, proporcionando um possível aumento exógeno na oferta de mão-de-obra feminina".

Consequências econômicas e políticas da Segunda Guerra Mundial

"O impacto imediato da Segunda Guerra Mundial foi aparentemente bastante destrutivo para os países envolvidos, especialmente para os perdedores (Alemanha, Japão e Itália)". No entanto, esta situação foi invertida nos anos seguintes.

(Relacionado: Bomba de Hiroshima: como foi o primeiro bombardeio nuclear da história)

"Ao contrário da Primeira Guerra Mundial, que pouco se resolveu, a Segunda Guerra Mundial contribuiu para a construção de nações na Europa", e a parte ocidental do continente estabeleceu regimes democráticos permanentes.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

História
Quem construiu o Muro de Berlim?
História
Como terminou a Primeira Guerra Mundial
História
O que aconteceu depois da queda do Muro de Berlim
História
O que foi a Guerra Fria?
História
VOZES DA FRONTEIRA: A DECISÃO

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados