O que é uma Guerra Mundial e por que tem esse nome?

Diferentes regiões do mundo foram conquistadas por impérios e potências durante as Guerras Mundiais do século 20. Veja porque esses conflitos são definidos assim.

Conferência de Yalta, de 4 a 11 de fevereiro de 1945. Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt lt e Joseph Stalin, representando a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a Rússia, posam. Atrás de cada um está seu conselheiro estrangeiro --- Anthony Eden, Harry L. Hopkins e Vyachesla contra M. Molotov. À direita de Molotov está Averrell Harriman, embaixador dos Estados Unidos em Moscou. A conferência dos Aliados se reuniu para discutir os termos de paz no final da Segunda Guerra Mundial.

Foto de U.S. GOV'T GSA : ROOSEVELT, FRANKLIN D. LIBRARY
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de dez. de 2022, 15:00 BRT

O termo “Guerra Mundial” é usado para se referir a conflitos que envolvam todas ou a maioria das nações mais influentes do mundo, de acordo com definição da Enciclopédia Britannica. 

Seguindo esta definição, descubra quais países estiveram envolvidos nas Guerras Mundiais do século 20.  

Primeira Guerra Mundial: as regiões em conflito

A primeira Grande Guerra ocorreu entre 1914 e 1918. O conflito internacional envolveu, de acordo com a Enciclopédia Britannica, a maioria das nações europeias, assim como a Rússia, os Estados Unidos e o Oriente Médio. Os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial foram:

  • Alemanha, Áustria-Hungria e Turquia (Potências Centrais).
  • França, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, Japão e Estados Unidos (Potências Aliadas). 

Estátua em homenagem aos veteranos americanos após a Primeira Guerra Mundial fica no War Memorial Hall. Nashville, Tennessee, Estados Unidos.

Foto de Kris Graves

Segunda Guerra Mundial: quais países estavam envolvidos

Segundo o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, o conflito ocorreu entre 1939 e 1945, e colocou as potências aliadas – Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética – contra as potências do chamado Eixo, que eram Japão, Itália e Alemanha. 

(Conteúdo relacionado: O que foi a Guerra Fria?)

Na época, Adolf Hitler, chanceler da Alemanha para o partido nazista, "transformou a Alemanha em um Estado de guerra com a intenção de conquistar a Europa em benefício da chamada raça ariana", explica o site do Museu Nacional sobre alguns dos motivos que detonaram o conflito. 

Os países derrotados pelo regime nazista (em ordem cronológica) foram: Polônia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Iugoslávia e Grécia.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados