
O que é uma Guerra Mundial e por que tem esse nome?
Conferência de Yalta, de 4 a 11 de fevereiro de 1945. Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt lt e Joseph Stalin, representando a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a Rússia, posam. Atrás de cada um está seu conselheiro estrangeiro --- Anthony Eden, Harry L. Hopkins e Vyachesla contra M. Molotov. À direita de Molotov está Averrell Harriman, embaixador dos Estados Unidos em Moscou. A conferência dos Aliados se reuniu para discutir os termos de paz no final da Segunda Guerra Mundial.
O termo “Guerra Mundial” é usado para se referir a conflitos que envolvam todas ou a maioria das nações mais influentes do mundo, de acordo com uma definição da Enciclopédia Britannica (uma plataforma de conhecimentos gerais baseada no Reino Unido).
Seguindo este conceito, descubra quais países estiveram envolvidos nas principais guerras mundiais do século 20.
(Para saber mais: Quem controla o Estreito de Ormuz? Onde fica essa passagem do Oriente Médio que está ligada ao Irã)
Primeira Guerra Mundial: as regiões em conflito
A Primeira Grande Guerra ocorreu entre 1914 e 1918. O conflito internacional envolveu, de acordo com a Britannica, a maioria das nações europeias, assim como a Rússia, os Estados Unidos e o Oriente Médio. Os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial foram:
- Alemanha, Áustria-Hungria e Turquia (Potências Centrais).
- França, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, Japão e Estados Unidos (Potências Aliadas).

Na foto, uma linha de montagem de aviões de transporte C-47 na fábrica da Douglas Aircraft, em Long Beach, na Califórnia. As aeronaves dos Estados Unidos participaram ativamente da Segunda Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial: quais países estavam envolvidos
Segundo o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, a Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945, e colocou as potências aliadas – Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética – contra as potências do chamado Eixo, que eram Japão, Itália e Alemanha.
(Conteúdo relacionado: O que foi a Guerra Fria?)
Na época, Adolf Hitler, chanceler da Alemanha para o partido nazista, "transformou a Alemanha em um Estado de guerra com a intenção de conquistar a Europa em benefício da chamada raça ariana", explica o site do Museu Nacional sobre alguns dos motivos que detonaram o conflito.
Os países derrotados pelo regime nazista (em ordem cronológica) foram: Polônia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Iugoslávia e Grécia.
