
Dia do Trabalho: National Geographic mostra fotos curiosas de trabalhadores pelo mundo
Na foto, um operário siderúrgico usando um traje de proteção enfrenta o calor e as faíscas em uma fábrica em Chicago, nos Estados Unidos, em 1989.
A cada dia 1º de maio, em quase todos os países do mundo (exceto Estados Unidos e Canadá, que comemoram em setembro) celebram o Dia do Trabalho, também conhecido como Dia Internacional do Trabalhador. Data que reforça e valoriza conquistas trabalhistas históricas feitas pela classe operária e também coloca em pauta a busca por novos direitos trabalhistas.
O 1º de maio como a data de celebração dos trabalhadores de todas as categorias surgiu após a Revolução Industrial, mas já no final do século 19, como explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).
Isso porque os trabalhadores das fábricas, especialmente em Chicago (nos Estados Unidos), se mobilizaram em protestos em maio de 1886 e que duraram do dia 1º ao dia 4 de maio, para lutar por condições dignas e menos insalubres de trabalho, já que trabalhavam 12 horas por dia, por seis a sete dias por semana, inclusive as crianças.
(Leia também: O que trabalhar por muitas horas faz com seu corpo?)
Em homenagem a todos que desde então buscam por direitos e melhores condições de trabalho em todas as áreas a cada ano no mundo todo, confira essa seleção de fotos feita pela National Geographic que reúne trabalhadores das mais diversas categorias em diferentes partes do mundo contribuindo para uma vida melhor para todos nós.

Alguns madeireiros derrubaram uma árvore sequoia gigante em 1917, na Califórnia (Estados Unidos).

A imagem nos mostra mulheres trabalhadoras na África do Sul usando escadas para colher frutas no Vale do Basuto, em 1930.


Amarrados por cordas à rocha do Monte Rushmore, no estado de Dakota do Sul (Estados Unidos), trabalhadores deram os retoques finais a enorme escultura do rosto do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1937.
Um trabalhador escala treliças de barras de aço durante a construção da Usina Nuclear de Hanford em Richland, Washington (Estados Unidos), em 1980.

Na foto, trabalhadores usavam sua força física para transportar um carro em uma balsa improvisada para atravessar um riacho no Nepal, em 1948.

Uma loja de animais empalhados é limpa por funcionários na cidade de Sidney, em Nebraska, nos Estados Unidos, em 1995.


O trabalho de castração e marcação de animais é apenas uma das tarefas de trabalhadores rurais no Rancho Ken Rosman em Utica, no estado de Montana, nos Estados Unidos - registro de 2006.
O difícil trabalho de conseguir água em um acampamento em Nehru, perto de Nova Déli, na Índia, em 2009.

O trabalho de presidiários colhendo algodão na Penitenciária Estadual da Louisiana enquanto cumprem pena em 1997.

Em Bihar, uma cidade na Índia, mulheres trabalham pesado carregando baldes de pedra britada na cabeça - registro de 1999.

Trabalhadores de construção caminham no topo do edifício Xangai World Financial Center em 2008, quando ele era o prédio mais alto da China, com 492 metros. Atualmente ele é o segundo maior edifício da China, sendo o mais alto sendo a Torre de Xangai, que tem 632 metros de altura.

Um cuidador recebe carinho de um filhote de elefante órfão no Orfanato de Elefantes Daphne Shldrick em Naiorobi, no Quênia, em 2011.

Em 2012, um homem egípcio trabalhava na pesca de bacalhau em Lofoten, na Noruega, removendo o peixe após a secagem para ser enviado a diferentes lugares do mundo.
