
Ben Nevis, Escócia
Céu nublado e montes cobertos de musgo são o cenário na trilha para a montanha Ben Nevis, na Escócia. Composta de xisto revestido por rocha vulcânica, Ben Nevis é a montanha mais alta das ilhas britânicas, com 1.343 metros.
Foto de Joël SartoreMonte Whitney, Califórnia
A 4.418 metros acima do nível do mar, o Monte Whitney é o ponto mais alto dos Estados Unidos contíguos (não incluem Havaí e Alaska). Whitney é parte da Sierra Nevada, uma cordilheira em blocos formada quando o movimento das placas tectônicas levou a rachaduras e falhas na superfície da Terra.
Foto de Galen RowellMonte Evereste e Himalaia
O sol nascente ilumina o cume do Monte Everest. Com 8.850 metros, é o ponto mais alto da Terra. Trinta das montanhas mais altas do mundo estão no Himalaia.
Foto de Tim LamánAlpinistas no K2
Atrás apenas do Everest em altura, o K2 atrai um grande número de alpinistas que desejam chegar ao seu cume (8.611 metros) no Himalaia. Também conhecido como Monte Godwin-Austen, Dapsang, Chogori, o K2 faz parte da Cordilheira Karakoram.
Foto de Galen RowellCume do Nanga Parbat
Nuvens envolvem o cume do Nanga Parbat, uma íngreme montanha no oeste do Himalaia. Com 8.126 metros, Nanga Parbat significa “Montanha Pelada” em sânscrito, e é a nona montanha mais alta do mundo.
Foto de Ed DarackMont Blanc
A face coberta de neve do maciço Mont Blanc, entre a França e a Itália, eclipsa o pálido crepúsculo ao fundo. Com 4.804 metros de altura, o Mont Blanc é o mais alto pico dos Alpes e motivo de frequente tensão entre os dois países. Ambos o reivindicam como seu.
Foto de George MobleyMontanhas da Indonésia
Um rastro imponente de vapor e fumaça sai do Monte Semuru, enquanto o Monte Bromo (no meio à esquerda) repousa quieto no leste de Java, na Indonésia. O governo indonésio estima que, nos últimos 400 anos, 129 dos vulcões do país estiveram ativos.
Foto de Sisse Brimberg E Cotton CoulsonMonte Kinabulu, Malásia
Névoa esconde o cume do Monte Kinabulu, na Malásia, uma montanha de 4.101 metros no noroeste da Malásia oriental. Já foi chamado de Monte St. Peter e é a montanha mais alta do arquipélago.
Foto de José Azel