Assine a newsletter
Programação na tv
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Tim Lamán
Edição de dezembro de 2012 continha a história de dois homens que saíram para documentar todas as 39 espécies de aves do paraíso. Levaram nove anos, 18 expedições e 39 mil fotos, mas eles conseguiram. Na foto, uma grande ave-do-paraíso realiza ritual de acasalamento no alto de uma árvore na ilha Wokam, sul da Nova Guiné.
Cisnes-bravos se aglomeram durante as primeiras horas da manhã no lago Kussharo, em Hokkaido, no Japão. Mesmo no inverno, águas termais impedem que o lago se congele por inteiro, criando um lugar perfeito para o acasalamento das aves.
Um calau Aceros cassidix se esconde no dossel na ilha indonésia de Sulawesi. A espécie é classificada como vulnerável à extinção, devido a perda de habitat pelo desmatamento.
O tracajá é uma das espécies de quelônio mais consumidas nas cidades do Amazonas.
Dois jovens macacos-japoneses, ou macacos-da-neve, brincam na neve em Jigokudani, no Japão. A espécie pode viver até 30 anos.
Em Jigokudani, no Japão, dois macacos-da-neve, também conhecidos como macacos japoneses, desfrutam de confortáveis águas termais. Os pelos os ajudam a manter o calor mesmo em temperaturas abaixo de zero.
Um esquilo-tâmia enche as bolsas de suas bochechas com frutos do carvalho antes do inverno que se aproxima.
Mosca-abelha: “Ninguém se mete com a mamangava”, conta Katy Prudic, entomologista da Universidade do Arizona. É por isso que a mosca-abelha evoluiu para imitá-la. Seu corpo listrado e peludo, que pode ter diferentes cores conforme a espécie, a ajuda a evitar predadores, como percevejos-de-emboscada e aranhas-caranguejo, que podem perseguir uma mosca, mas pensariam duas vezes antes de atacar uma abelha. O colete peludo da abelha também ajuda as fêmeas a entrar escondido nos ninhos de abelhas escavadoras. A fêmea arremessa os ovos no ninho com o ovipositor na extremidade do abdômen. É como uma sacada de tênis, explica Prudic, com uma “precisão que deixaria Serena Williams orgulhosa”. Após a eclosão dos ovos, as larvas invasoras de mosca-abelha acabam comendo os estoques de pólen das larvas de abelhas e as próprias larvas de abelhas.
Um minúsculo pedaço da Lua durante a fase da lua nova na região norte da Califórnia.
CAÇADORES DE MEL Um homem de Bangladesh utiliza fumaça para atordoar as abelhas melíferas silvestres e um facão para cortar o favo de uma árvore. Durante a estação da colheita, os caçadores de mel ganham cerca de um terço de sua renda anual.