Veja imagens dos lugares mais incríveis da America Latina
Publicado 18 de jun. de 2018, 16:55 BRT

BOLIVIA: NAVEGANDO PELO SAL
Durante o passeio de 11 dias da BikeHike Adventures, que conta com “Ciclismo nas Salinas Bolivianas e Caminhadas na Amazônia", você pedalará pelas salinas do Salar de Uyuni antes de descansar em um hotel feito quase inteiramente de sal. Em seguida, poderá criar uma jangada para descer pelo rio Amazonas (não se preocupe, seu guia indígena o ajudará). "Você também poderá ir de bicicleta ao local onde estaria o último trem roubado por Butch Cassidy e Sundance Kid, segundo a lenda local”, diz a proprietária da BikeHike, Trish Sare. "Ele está coberto de buracos de bala!"
Foto de Markus Mauthe, Laif, ReduxBRASIL: NA FRONTEIRA DA COMIDA
O chef Ferran Adrià disse que a Amazônia é “a última grande fronteira culinária a ser descoberta”. Na turnê “Marajó a São Paulo” da Culture Xplorers, você apreciará a complexidade da culinária amazônica no maior mercado ao ar livre da América do Sul, em Belém. Em seguida, embarque em uma aventura pelo rio Guamá para coletar cacau. Ao longo do caminho, restauradores, cientistas, agricultores e inovadores ajudam a demonstrar a importância de um ecossistema saudável para proteger as culturas, como o super grão de açaí.
Foto de Fabio Cuttica, Contrasto, ReduxEQUADOR: CONHEÇA OS QUECHUA
No tour de sete dias “Local Living Ecuador” da G Adventures, você ficará hospedado com uma família Quechuan. Você aprenderá a usar uma zarabatana, participará de uma cerimônia de cura xamânica, viajará de canoa até um centro de resgate de animais e comerá fondue de chocolate com frutas locais enquanto aprende sobre a vagem de cacau.
Foto de Alexandre Rotenberg, Alamy Stock PhotoPARAGUAI: NÃO IGNORE
A maioria dos visitantes do continente ignora o Paraguai, ofuscado pelas praias de seus vizinhos maiores, Argentina e Brasil. Não deveriam. "O país oferece um sabor único: ruínas jesuítas, astrologia guarani, bordados como teias de aranha e erva-mate fumegante", diz Leigh Barnes, da Intrepid Travel. Durante 12 dias, o tour faz a “Expedição de Assunção a Iguazú” leva você de cidades coloniais como Yaguarón até a ameaçada Mata Atlântica do Parque Nacional San Rafael e finalmente até as poderosas Cataratas do Iguaçu, que você poderá ver do lado brasileiro e argentino.
Foto de Markus Mauthe, Laif, ReduxPERU: ATRAVESSANDO TERRAS INCAS
As excursões da Peru Safari partem de Lima, mas depois vão além da rota turística de Machu Picchu e exploram as paisagens andinas, amazônicas e desérticas do Peru. Itinerários de sete noites podem incluir a enorme fortaleza pré-inca de Kuelap e uma das maiores cachoeiras do mundo, a Gocta. O transporte é feito por veículos de expedição 4x4 automatizados ou guiados por motorista.
Foto de Oliver Bolch, Anzenberger, ReduxGUATEMALA: INDO AO MERCADO
Misture a história maia, arquitetura colonial espanhola e o melhor café do mundo, e você terá a Cidade da Guatemala. No tour “Holy Guatemole! Food & Market” da Urban Adventures, você experimentará frutas que nunca ouviu falar (caimito, mamey ou nispero, por exemplo) em um dos maiores mercados da América Central; em seguida, você poderá se sentar em um comedor espetacularmente simples para provar pratos preparados com milho, pimenta e feijão. A última parada é uma cafeteria na Cidade Velha para tomar uma xícara do ouro líquido da Guatemala.
Foto de Eddie Gerald, Laif, ReduxCOLÔMBIA: DA CIDADE AO MAR
O tour de 14 dias “Viva Colombia” da Wild Frontiers passa por cidades – a romântica Cartagena, a artística Bogotá e a renovada Medellín - mas você também poderá visitar o Parque Nacional Tayrona, conhecer uma catedral subterrânea de sal (em Zipaquirá), chafurdar na lama vulcânica nas margens do Mar do Caribe e andar a cavalo pelas fazendas locais.
Foto de Yadid LevyEQUADOR: SENTIDOS INCOMUNS
A excursão de oito dias "Andean Flavors" da Latin Trails não é apenas sobre paladar, mas sobre todos os outros sentidos. Visite uma fazenda do século XVII e experimente alguns dos 14 queijos feitos com leite local, respire o ar fresco de Cotopaxi (um dos mais altos vulcões ativos do mundo) e inspire-se nas famosas rosas do país em uma plantação.
Foto de Kevin Trageser, ReduxARGENTINA: BICICLETAS E VINHOS
A viagem de oito dias “Bicycling Northern Argentina” da ExperiencePlus! começa na bela cidade de Salta, passando pela floresta nublada, por cânions de rocha vermelha e por salinas. Teste suas pernas nas mais de 26 curvas da passagem de Cuesta de Lipan a 4169 metros; depois beba um copo de Malbec de Cafayate, a região do vinho. De acordo com a gerente de excursões, Julie Horton, “As empanadas por si só já valem a viagem.”
Foto de Pablo Castagnola, Anzenberger, ReduxCOLÔMBIA: ESPETÁCULO DE ARTE DE RUA
Confira os murais e grafites cheios de atitude e muitas vezes políticos de Bogotá - muitos foram feitos durante os períodos de violência e guerra civil das últimas décadas – com a “Bogotá Graffiti Tour” de 2,5 horas visitando o bairro La Candelaria e o centro, liderada por artistas locais. É grátis (mas eles aceitam doações).
Foto de Thomas Linkel, Laif, ReduxBELIZE: DA ÁRVORE AO RECIFE
São nove dias de diversão para toda a família no Wildland Adventures "Jungle Tree House e Reef Adventure". O Caves Branch Jungle Lodge tem cabanas situadas 25 metros acima do rio (protegidas por telas para impedir a entrada dos macacos, mas permitir a entrada dos sons da natureza). Um dos destaques é o assustador passeio onde você irá caminhar/rastejar/nadar até a Caverna do Sepulcro de Pedra, um labirinto de cavernas subterrâneas antes usadas pelos maias para rituais de sacrifício. Por fim, embarque em um iate e mergulhe na barreira de corais de Belize.
Foto de Naftali Hilger, Laif, ReduxILHAS FALKLAND: FOTOS DO PARAÍSO DA VIDA SELVAGEM
Um arquipélago remoto a 480 km a leste da ponta sul da América do Sul, as Ilhas Falklands oferecem uma alternativa às populares Ilhas Galápagos. As quase 800 ilhas - um território britânico no hemisfério sul - são o local ideal para capturar imagens da vida selvagem com um fotógrafo profissional. O workshop prático de 15 dias “Falkland Islands With Chris Linder”, da Visionary Wild, levará você até as colônias de corvos-marinhos, pinguins e leões-marinhos em locais inacessíveis a grupos maiores.
Foto de Alan J Scullard, VW Pics, ReduxGUIANA E SURINAME: PARAÍSO ESQUECIDO
Relativamente desconhecidas para os viajantes, a Guiana e o Suriname são paraísos da natureza. Os dois países, juntamente com a Guiana Francesa, são conhecidos como a estufa da Terra. Com estadias em pousadas na selva, o passeio de 14 dias da Explore! “Guiana e Suriname Explorer” inclui um passeio noturno de canoa sob os céus estrelados para ver jacarés e cobras, visitas com aldeões e observação de pássaros na copa das árvores. As respectivas capitais, Georgetown e Paramaribo (Patrimônio Mundial da UNESCO), completam o itinerário.
Foto de Jon G. Fuller, VW Pics, ReduxEQUADOR: CRUZANDO O NAPO
Um dos destaques do tour de 10 dias “Ecuador Andes & Amazon” da International Expeditions, que começa e termina em Quito, é o cruzeiro de quatro noites a bordo do MV Anakonda, a partir do qual você poderá ver o jacaré-açu, o boto cor-de-rosa e a anaconda verde no rio Napo. Mais tarde, desça a cordilheira dos Andes e relaxe em uma das fontes termais minerais.
Foto de Christian Heeb, Laif, ReduxPANAMÁ: SAUDAÇÕES AO SOL E MERGULHOS
O Mar do Caribe é o pano de fundo ideal para todos os tipos de poses durante o retiro de 8 dias da Travel Yogi, no arquipélago de Bocas del Toro, na costa do Panamá. Sessões de yoga pela manhã ou à noite, passeios em barcos a vela, mergulhos e excursões para observação de tartarugas marinhas.
Foto de Stefan Boness, Visum, ReduxURUGUAI: ENCONTRANDO SEU LADO MADURO
O Uruguai é indiscutivelmente o país mais descontraído da América do Sul. O guia Say Hueque cria pacotes e passeios personalizados. Uma viagem como a “Highlights of Uruguay” pode partir de Buenos Aires, na Argentina (uma viagem de balsa de duas horas), e levá-lo às ruas de paralelepípedos do século XVII da Colônia do Sacramento (uma cidade colonial portuguesa e um local protegido pela UNESCO), antes de sair para jantar e fazer compras na capital Montevidéu. Guarde um dia para aproveitar as praias ensolaradas do Atlântico.
Foto de Yadid Levy, Anzenberger, ReduxPANAMÁ: DESCENDO O CANAL DE CAIAQUE
A excursão " Panama Canal Through the Chagres River", da Aventuras Panamá, coloca os hóspedes em caiaques de expedição, canoas de madeira e jangadas para descer pelas florestas alagadas e o canal homônimo do Panamá e as proximidades da ilha de Barro Colorado, o local de um centro de pesquisa tropical Smithsonian. Você também será hóspede do povo indígena Embera por uma noite.
Foto de Rocco Rorandelli, Terraproject, Redux