Fotos: Religião que funde espiritualismo com civilizações antigas atrai seguidores para o Planalto Central
Publicado 14 de set. de 2018, 11:53 BRT, Atualizado 17 de set. de 2018, 11:35 BRT

Um seguidor do Vale do Amanhecer – vestido com um traje de príncipe maia – senta-se em um trono usado durante o ritual Turigano, baseado na crença de que a comunidade Jaguar já foi encarnada como guerreiros e cidadãos espartanos. Desenhos dos quatro príncipes espirituais, que os seguidores acreditam que ajudam a guiar o ritual, pairam sobre sua cabeça.
Foto de Gui ChristA bênção do Pai Seta Branca, prática que consiste em médiuns do Vale do Amanhecer incorporando um guia espiritual para abençoar o grupo de seguidores, é considerada o ritual mais importante no templo principal.
Foto de Gui ChristDurante a bênção do Pai Seta Branca, os seguidores, às vezes, andam pelo templo por quatro horas na tentativa de manipular a energia no local.
Foto de Gui ChristO sol brilha no “solarium dos médiuns” no Vale do Amanhecer, que consiste em parte do templo em forma de estrela, o lago de Iemanjá e uma pirâmide inspirada nos egípcios.
Foto de Gui ChristDois seguidores do Vale do Amanhecer – vestidos em roupas de ninfa e de príncipe maia – guardam a entrada da pirâmide durante um ritual Quadrante, onde seguidores recebem tratamento espiritual.
Foto de Gui ChristDurante o ritual Quadrante – baseado em práticas astecas – seguidores conhecidos como mestres recebem energias, enquanto seguidoras, conhecidas como ninfas, oram.
Foto de Gui ChristJoão Nunes, que coordena todos os rituais no templo principal, estuda em seu escritório.
Foto de Gui ChristUma bíblia com a imagem de Pai João de Enoque, um dos mais importantes líderes espirituais para a comunidade junto com uma foto da fundadora do Vale do Amanhecer, Neiva Chaves Zelaya.
Foto de Gui ChristComo muitos rituais duram o dia todo, seguidores podem ser vistos em seus trajes religiosos em restaurantes e lanchonetes da região.
Foto de Gui ChristSeguidores exclamam "Ave Deus!" depois de uma reunião com "doutrinadores".
Foto de Gui ChristUma escultura de Neiva Chaves Zelaya colocada em uma coluna de uma loja local. Como muito do desenvolvimento da região se deu em torno do Vale do Amanhecer, o comércio local é normalmente ligado à comunidade.
Foto de Gui Christ