11 fotos extraordinárias mostram animais à beira da extinção
Milhares de espécies em todo o mundo podem ser extintas em breve.
Publicado 24 de out. de 2018, 11:44 BRT

LÊMURE-DE-COLAR
Um lêmure-preto-e-branco-de-colar escala uma árvore no Parque Nacional de Mandatia, em Madagascar. Por terem facilidade em sobreviver em cativeiro, eles são os candidatos ideais para a reintrodução em habitats protegidos.
Foto de Kevin Schafer, Minden PicturesRINOCERONTE-DE-SUMATRA
Rapunzel, uma rinoceronte-de-sumatra, foi resgatada e viveu no Zoológico do Bronx até falecer em 2005. Os rinocerontes-de-sumatra estão agora à beira da extinção principalmente devido à caça ilegal — restam apenas 200 deles na natureza.
Foto de Michael Nichols, Nat Geo Image CollectionRÃ AGALYCHNIS LEMUR
Uma foto de perto da rã Agalychnis lemur na Costa Rica. Encontrada principalmente na América Central, a rã Agalychnis lemur passou por um grave declínio populacional em função da quitridiomicose, uma doença contagiosa que afeta os anfíbios, causada pelo fungo quitrídio.
Foto de Michael and Patricia Fogden, Minden PicrturesFOCA-MONGE
Uma foca-monge-do-havaí nada no atol French Frigate Shoals no norte do Havaí. As focas-monges estão seriamente ameaçadas de extinção por causa da crescente poluição no oceano, a perda de habitat na costa e equipamentos de pesca que enroscam nelas.
Foto de Bill Curtsinger, Nat Geo Image CollectionCÁGADO-DE-MUHLENBERG
Joel Sartore fotografou esse cágado-de-muhlenberg para o projeto Photo Ark, cujo objetivo é documentar todas as 12 mil espécies em cativeiro. O habitat pantanoso dos cágados-de-muhlenberg está ameaçado devido às condições climáticas extremas decorrentes das mudanças climáticas.
Foto de Joël Sartore, Nat Geo Image CollectionABUTRES
Os abutres-de-rabadilha-branca da Índia rondam uma carcaça de rinoceronte na Índia. Na Ásia existe uma queda na população de abutres, pois eles se alimentam de carcaças de animais da fazenda que receberam doses de um medicamento veterinário tóxico, o diclofenaco.
Foto de Steve Winter, Nat Geo Image CollectionVAQUITA
O mamífero mais raro do mundo, essa vaquita da foto foi capturada em uma rede de emalhar no Golfo da Califórnia no México. Existem menos de 100 desses pequenos botos. A proibição recente desse método de pesca ilegal imposta pelo governo do México renova as esperanças para o animal.
Foto de Flip Nicklen, Minden PicturesPANGOLIM
Um pangolim-malaio no Centro de Conservação de Animais Carnívoros e Pangolins no Vietnã. Os pangolins são alvo dos caçadores que exportam para a China e Vietnã suas escamas e carne diferenciadas.
Foto de Joël Sartore, Nat Geo Image CollectionLINCE-IBÉRICO
Um lince-ibérico selvagem no Parque Natural Sierra de Andújar em Andaluzia, Espanha. O declínio da população de coelhos na Espanha—principal fonte de alimentação dos linces—e a perda de habitat ameaça sua sobrevivência.
Foto de Wild Wonders of Europe, Oxford, Naturepl.comCROCODILO-CUBANO
Um crocodilo-cubano submerso ergue a cabeça para fora da água. O resultado do cruzamento com crocodilos americanos foi a hibridação e a perda da identidade genética do crocodilo-cubano.
Foto de Steve Winter, Nat Geo Image CollectionGORILA-OCIDENTAL-DAS-TERRAS-BAIXAS
Um gorila-ocidental-das-terras-baixas senta na Reserva de Tchimpounga, no Congo. A espécie teve uma redução de 60% nos últimos 20-25 anos, principalmente devido à caça comercial e ao vírus Ebola.
Foto de Michael Nichols, Nat Geo Image Collection