Híbridos de mamute e elefante poderão ser criados em dez anos. Mas deveriam?

Uma nova startup, cofundada pelo geneticista de Harvard George Church, quer utilizar elefantes adaptados ao frio para recriar a tundra ártica. Uma iniciativa que provoca importantes discussões científicas e éticas.

Evento misterioso reduziu populações de tubarões há 19 milhões de anos

Registros fósseis indicam que cerca de 90% dos tubarões oceânicos do planeta desapareceram inexplicavelmente.

Esta cobiçada planta está evoluindo para se esconder de seus predadores — os humanos

A pequena erva, antes facilmente identificada por suas flores e folhas de cores vibrantes, está crescendo com colorações marrom e cinza em locais onde os humanos frequentemente as colhem.

Lobos pré-históricos existiram e eram ainda mais estranhos do que pensávamos

Estudo do DNA de animais já extintos revela fatos surpreendentes, como a distância genética entre lobos pré-históricos e lobos-cinzentos.

Árvores de ginkgo quase foram extintas, mas esses ‘fósseis vivos’ se salvaram

Essas primitivas árvores perduraram por cerca de 200 milhões de anos até seu desaparecimento quase completo. Atualmente, elas adornam paisagens urbanas.

Conheça os bichos reais do filme “Mogli: O Menino Lobo”

Ao menos um animal retratado na adorada produção da Disney está extinto. Conheça mais curiosidades sobre os amigos e vilões da selva de Mogli.

Extinção em massa mais mortal do planeta contribuiu para a ascensão dos dinossauros

Os ancestrais diretos dos dinossauros eram pequenos e destemidos, apresentando características que lhes proporcionaram uma enorme vantagem evolutiva.

Peixe que caminha no fundo do mar foi extinto. É possível salvar seus primos?

O peixe-mão liso foi declarado extinto – é a primeira vez que isso ocorre com uma espécie de peixe marinho.

Com população em declínio, lobo-guará ganha visibilidade ao estampar nota de R$ 200

Símbolo do Cerrado, a espécie vai estar mais próxima da população brasileira a partir de agosto de 2020. Conheça os hábitos e características do maior canídeo silvestre da América do Sul.

Vulcões ajudaram vida a se recuperar após impacto de asteroide que extinguiu dinossauros

Novos modelos mostram que a atividade vulcânica pode ter ajudado a aquecer o planeta após anos de escuridão e frio devastadores.

Redescoberta de sapo ‘extinto’ traz esperança em meio ao apocalipse de anfíbios

Se o sapo-arlequim-de-mindo de fato desenvolveu resistência à doença do quitrídio, pode ser um sinal de que a epidemia global está enfraquecendo.

Mico-leão-dourado

Símbolo da luta pela conservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, estima-se que haja 1,6 mil indivíduos desse simpático primata na natureza atualmente.

Misterioso e peculiar, minissapo brasileiro descoberto no século 21 já está criticamente ameaçado

Descrito há quase uma década pelo biólogo e explorador da National Geographic Pedro Peloso, o sapinho-da- restinga, encontrado apenas no Espírito Santo, ainda é uma incógnita para os cientistas.

Sauim-de-coleira

A redução de seu habitat natural, entre outras ameaças, fez com que a população do simpático primata fosse diminuída em 80% desde 1997.

Arara-azul-de-lear

A ave foi muito capturada para criação doméstica e sofreu com a derrubada de árvores, mas tem sido alvo de bem sucedidos esforços de conservação.

Lobo-guará

Ameaçado, o animal símbolo do cerrado vem sofrendo com a alterações de seu habitat, bem como conflitos com humanos e atropelamentos.

Ararajuba

O belo padrão de cores da ave a torna muito visada por traficantes de animais silvestres e colecionadores.

Como o asteroide que extinguiu os dinossauros preparou a Terra para a ascensão da vida moderna

Dados sugerem que extinção de espécies marinhas após o impacto pode ter permitido desenvolvimento das formas de vida sobreviventes.

O peixe-espátula-chinês, um dos maiores do mundo, foi declarado extinto

Nativos do rio Yangtzé, na China, esses peixes cresciam até sete metros de comprimento, porém não são vistos desde 2003.